Últimas Notícias > Internacional > Noticias
|
19 de outubro de 2012
|
14:45

Guerrilha curda explode gasoduto na Turquia

Por
Sul 21
[email protected]
Membros do PKK em 2008 | Foto: James Gordon/Flickr

Do Opera Mundi

Pelo menos 28 soldados turcos ficaram feridos nesta sexta-feira (19) após a explosão de um gasoduto na província sudeste de Agri. De acordo com a agência Anadolu, autoridades acusam a guerrilha do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) como a responsável pelo ataque.

Uma bomba colocada sob o gasoduto foi ativada por controle remoto durante a passagem de um veículo militar pelo povoado de Tunceli, segundo explicou Mehmet Tekinarslan, governador de Agri. A explosão provocou enormes labaredas e o fluxo de gás foi cortado para poder extinguir o fogo.

Um dos soldados, com queimaduras de terceiro grau, foi levado à cidade de Erzurum, enquanto outros, com ferimentos leves, foram hospitalizados em Agri. Tekinarslan atribuiu o ataque a “terroristas”, termo que usa para referir-se a membros do PKK, que opera em boa parte do sudeste da Turquia.

O PKK atacou em diversas ocasiões este gasoduto, que transporta gás iraniano através da Turquia até a fronteira grega.

Desde 1984, o PKK luta pela autodeterminação dos aproximadamente 15 milhões de curdos da Turquia. Os conflitos entre a guerrilha e as forças de segurança já mataram mais de 45 mil pessoas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora