Últimas Notícias > Geral > Noticias
|
15 de fevereiro de 2012
|
14:39

Irã vai rever venda de petróleo a seis países europeus

Por
Sul 21
[email protected]
Irã vai rever venda de petróleo a seis países europeus
Irã vai rever venda de petróleo a seis países europeus

Da Redação

O governo do Irã anunciou nesta quarta-feira (15) que vai rever a venda de petróleo a seis países da União Europeia (UE) por causa do embargo adotado pelo grupo ao petróleo iraniano. Alguns embaixadores foram chamados ao Ministério de Negócios Estrangeiros do Irã para ser comunicados da decisão.

Portugal, a Espanha, França, Grécia, Holanda e Itália podem ter as vendas revistas. O governo iraniano já tinha ameaçado suspender o fornecimento de petróleo a países europeus.

Leia mais:
– Irã e China não usarão mais o dólar para pagamento de petróleo

O governo iraniano alegou que o embargo europeu não vai afetar a economia porque há outros países que podem comprar esse petróleo. As vendas a países europeus correspondem a aproximadamente 18% das exportações de petróleo iraniano.

Irã deixará de exportar 18% de sua produção de petróleo para União Europeia | Foto: Presidencia de la República del Ecuador

A União Europeia adotou várias sanções contra o Irã, entre elas, o embargo à compra de petróleo, como forma de pressionar as autoridades iranianas a rever o programa nuclear, considerado pela comunidade internacional como de uso militar e não pacífico como dizem os iranianos.

Irã tem centrífugas de urânio mais rápidas e eficientes, diz TV estatal

O Irã vai revelar uma “nova geração” de centrífugas de enriquecimento de urânio mais rápidas e eficientes, informou a TV estatal do país. O presidente Mahmoud Ahmadinejad deverá fazer ainda nesta quarta-feira (15) um anúncio sobre o programa nuclear nacional.

Os países ocidentais temem que o Irã esteja tentando produzir suas próprias armas nucleares, mas Teerã nega e garante que seu programa nuclear visa apenas à produção de energia.

Na semana passada, o presidente Ahmadinejad disse que seu país anunciaria “grandes” conquistas nucleares. Ele acrescentou que o Irã nunca interromperia seu programa para enriquecer urânio.

Em janeiro, a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) confirmou que o Irã começou a produção de urânio enriquecido a mais de 20% na usina de Qom.

Com informações da BBC Brasil e Agência Lusa


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora