O drama dos moradores da região serrana do Rio de Janeiro não tem prazo para terminar. As chuvas continuam a cair na região, dificultando o resgate das vítimas dos desmoronamentos nas cidades de Nova Friburgo, Petrópolis e Teresópolis. Até agora pela manhã, foram resgatados mais de 635 corpos no inicio do sexto dia de trabalho de resgate e ajuda à população.
Hoje começa a funcionar, em Teresópolis, um hospital de campanha no parque de exposições da Itaipava. A prefeitura da cidade pede que os moradores e voluntários que tiveram contato com lama e água nos locais de enchente procurem o hospital para se vacinarem contra tétano e leptospirose.
Hoje também entra em vigor decreto de lei assinado pelo governador Sérgio Cabral que decretou estado de calamidade pública em sete cidades da região serrana: Nova Friburgo, Petrópolis, Teresópolis, Bom Jardim, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro e Areal. A partir de hoje, estas prefeituras poderão contratar obras para reconstrução do que foi destruído pelas enchentes sem licitação. O decreto vale por 180 dias.
Até as primeiras horas desta segunda-feira, 635 corpos foram resgatados e a grande maioria já foi sepultado. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou também que são 13.830 pessoas desalojadas e desabrigadas.
Com informações do G1