Jorge Seadi
Foi uma noite tranquila no Complexo do Alemão, a primeira depois que as forças policiais invadiram o local, neste domingo, utilizando 2.700 homens. A policia manteve postos de controle nas 44 entradas ao complexo de 12 favelas.
Segundo a Policia Militar, a ocupação das favelas será permanente. O Morro do Alemão é um dos pontos mais perigosos do Rio e a PM exemplifica com a prisão de Eliseu Felício de Souza, o Zeu, um dos assassinos do jornalista Tim Lopes, ocorrido em 2002. Zeu estava foragido desde 2007 e, no ano passado, a TV Globo exibiu imagens do traficante vendendo cocaína em um bar no Alemão, portando um fuzil.
No balanço das operações do domingo, a secretaria de Segurança do Rio informou que foram presas 20 pessoas; apreendidas 40 toneladas de maconha, 200kg de cocaína, 10 kg de crack e 500 frasco de lança-perfume, além de 50 fuzis, 10 mil munições de diferentes calibres e 50 coletes à prova de bala.
O secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame disse “que não vencemos a guerra contra o tráfico, mas vencemos a mais importante e mais difícil das batalhas”. O secretário disse também que a Polícia vai retomar o Morro da Rocinha e o Vidigal.
Com informações do G1