Jorge Seadi
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), confirmou agora a tarde que o leilão do trem-bala ligando as cidades de Campinas e São Paulo com a cidade do Rio de Janeiro foi adiado para abril de 2011. O leilão estava inicialmente marcado para a próxima segunda-feira, dia 29, com a abertura dos envelopes no dia 16 de dezembro.
A nova data do leilão está confirmada para 11 de abril do ano que vem com a abertura dos envelopes marcada para o dia 29 de abril. O Trem de Alta Velocidade (TAV) vai ter 511 km de extensão e deverá levar 90 minutos para cumprir todo o trajeto. A obra está estimada em R$ 33 bilhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiando R$ 20 bilhões.
Consórcios de países como França, Espanha, Alemanha e Japão haviam solicitado o adiamento do leilão alegando que não havia tempo suficiente para a avaliação completa do projeto. Apenas um consórcio da Coreia do Sul, em conjunto com empresas brasileiras, havia confirmado participação no leilão que estava marcado para a próxima segunda-feira. Este consórcio é formado por 13 empresas brasileiras e 9 estrangeiras.
Com informações do UOL