Banco Central americano não muda política monetária

Por
Sul 21
[email protected]

Jorge Seadi

O Banco Central dos Estados Unidos, o Federal Reserve (FED) manteve o juro básico do país entre zero e 0,25%  nesta quarta-feira (27), mostrando que não tem pressa para retirar os estímulos à economia. Além disso, avaliou que a subida  dos preços das commodities será passageira. O FED concluiu hoje dois dias de reuniões para debater a economia dos Estados Unidos.

Em comunicado, o FED divulgou que pretende completar o programa de compra de ativos de US$ 600 bilhões em junho, como havia sido programado. O FED sinalizou que a recuperação da economia continua em ritmo moderado com pouca tendência de inflação. O FED afirmou que a “inflação aumentou nos últimos meses, mas a expectativa de inflação para longo prazo continua estável e as medidas e tendências de inflação ainda são baixas”.

O FED reduziu a taxa básica de juros para zero em dezembro de 2008 e comprou quase 1,4 trilhão de dólares em ativos de longo prazo para incentivar a recuperação econômica dos Estados Unidos após a recessão. No ano passado, quando a recuperação econômica desacelerou, o FED iniciou um programa adicional para comprar 600 bilhões em bônus governamentais.

Com informações do Estado de S.Paulo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora