![Bolsonaro escolhe provérbio para ‘homenagear’ mulheres: ‘A mulher sábia edifica o lar’](https://sul21.com.br/wp-content/uploads/2021/03/20200217-michele-e-bolsonaro-foto-carolina-antunes-pr-450x300.jpg)
![](https://www.sul21.com.br/wp-content/uploads/2020/02/20200217-michele-e-bolsonaro-foto-carolina-antunes-pr.jpg)
Da Redação
Políticos e autoridades foram ao Twitter neste domingo (8) se manifestar pelo Dia Internacional da Mulher. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que em diversas ocasiões deu declarações machistas e misóginas, escolheu citar um provérbio bíblico e mencionar a própria mãe.
– Em nome da Sra. Olinda Bonturi Bolsonaro, minha mãe que fará 93 anos dia 28/março, saúdo todas as mulheres do nosso Brasil.
– “A mulher sábia edifica o lar.” Provérbios 14:1. pic.twitter.com/0xmkk5xME8
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) March 8, 2020
O ministro da Justiça, Sergio Moro, usou uma foto da própria esposa, Rosângela Wolf, para homenagear “todas as mulheres”. “Continuem fortes”, escreveu ainda o ministro.
Homenagem pessoal a todas as mulheres. Parabéns pelo Dia Internacional das Mulheres. Continuem fortes. pic.twitter.com/uJnVMjhbCs
— Sergio Moro (@SF_Moro) March 8, 2020
Já o ex-presidente Lula (PT) lembrou a vereadora do PSOL assassinada em 2018, Marielle Franco, em sua postagem pelo Dia da Mulher.
Neste dia que nos convoca à reflexão e à luta, quero lembrar de uma mulher que há 725 dias teve a vida encerrada justamente por encarnar a luta e os ideais das mulheres que sonham com um mundo mais igual: Marielle Franco. https://t.co/R2t8RoDLZv
— Lula (@LulaOficial) March 8, 2020
A ex-presidenta Dilma Rousseff (PT), única mulher a comandar o país até hoje, postou uma thread no Twitter convidando as mulheres a participarem das mobilizações deste 8 de março “em defesa dos nossos direitos e contra o feminicídio, a violência, o machismo e a misoginia”.
1 Convido as mulheres brasileiras a participar das manifestações deste domingo em todo o Brasil em defesa dos nossos direitos e contra o feminicídio, a violência, o machismo e a misoginia. Hoje, no Brasil, lutar contra o machismo é lutar pela vida. #DiaInternacionaldaMulher
— Dilma Rousseff (@dilmabr) March 8, 2020
Damares Alves, ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do governo Bolsonaro, preferiu falar de fé. Em sua postagem nas redes sociais pela data, a ministra escreveu: “Que nenhuma mulher seja discriminada por suas convicções, por suas aspirações ou por sua fé”.
Que nenhuma mulher seja discriminada por suas convicções, por suas aspirações ou por sua fé.
Que todas tenham as mesmas oportunidades e direitos dos homens.
E, principalmente, que sejam protegidas das situações de violência.
É por isso que lutamos.
Feliz #DiaDaMulher pic.twitter.com/ubldOTP9G6
— Damares Alves (@DamaresAlves) March 8, 2020