Tá na Rede
|
1 de abril de 2019
|
00:39

‘O Exército nos salvou’, diz vídeo divulgado pelo Palácio do Planalto

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação*

Neste domingo (31), quando o inicio da ditadura militar no Brasil completa 55 anos, um número oficial de WhatApp do Palácio do Planalto divulgou um vídeo em defesa do golpe de 1964, segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo. A produção foi enviada pelo número que a Secretaria de Comunicação da Presidência utiliza para compartilhar notícias e serviços do governo federal.

No vídeo, que tem cerca de dois minutos de duração, o apresentador afirma que os militares salvaram o Brasil dos avanços do comunismo: “O Exército nos salvou. O Exército nos salvou. Não há como negar. E tudo isso aconteceu num dia comum de hoje, um 31 de março”, diz o narrador. Ele também fala que quando os militares agiram “a escuridão, graças a Deus, foi passando, passando, e fez-se a luz”.

O mesmo vídeo foi publicado pelo deputado federal e filho de Jair Bolsonaro (PSL), Eduardo Bolsonaro, no Twitter. “Num dia como o de hoje o Brasil foi liberto. Obrigado militares de 64!” , diz o deputado ao se referir ao golpe de 1964, que deu inicio ao período de repressões, censuras, torturas, desaparecimentos e mortes que marcaram o regime militar. Durante os 21 anos da ditadura no país, cerca de 434 pessoas foram mortas, segundo informações da Comissão Nacional da Verdade (CNV). Delas, 210 ainda continuam desaparecidas.

 

Após a notícia sobre o vídeo ser divulgada, usuários do Twitter estão utilizando a rede social para questionar quem são os responsáveis pela produção e pela divulgação da peça, além de cobrar explicações do Planalto. “Quem bancou o vídeo? Quem produziu? A mando de quem? Qual a participação do governo federal nesse negócio?”, questionam os usuários.

 

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora