Tá na Rede
|
24 de setembro de 2017
|
07:47

Fechada em Porto Alegre, ‘Queermuseu’ pode estar a caminho do Rio de Janeiro

Por
Sul 21
[email protected]
Fechada em Porto Alegre, ‘Queermuseu’ pode estar a caminho do Rio de Janeiro
Fechada em Porto Alegre, ‘Queermuseu’ pode estar a caminho do Rio de Janeiro
Exposição foi encerrada um mês antes da data oficial | Foto: Maia Rubim/Sul21

Da Redação

A informação é do colunista do jornal O Globo, Ancelmo Gois. Na coluna deste sábado (23), ele afirma que o Museu de Arte do Rio (MAR) pode ser o próximo a hospedar a exposição Queermuseu, que reúne artistas brasileiros de diferentes épocas em torno da temática da diversidade.

A negociação teria sido confirmada pelo diretor cultural do museu, que disse haver “interesse mútuo” para o acordo, mas ainda não houve manifestação oficial por parte do curador da exposição, Gaudêncio Fidelis. No protesto ocorrido em frente ao Santander Cultural, no dia 12 de setembro, Gaudêncio mencionou a jornalistas que havia recebido convites de instituições do Rio, São Paulo, Belo Horizonte e Brasília, porém, afirmou que todos eram conversas iniciais, sem nada de concreto.

A Queermuseu – Cartografias da Diferença na Arte Brasileira estava em cartaz no Santander Cultural, em Porto Alegre, desde metade de agosto. A exposição teve o fim antecipado devido a pressões de grupos conservadores que passaram a divulgar nas redes sociais uma interpretação distorcida das obras, afirmando que estas fariam apologia à zoofilia e pedofilia.

O banco, ameaçado de boicote por seguidores de grupos de direita, decidiu cancelar a Queermuseu. Com mais de um ano de trabalho, Fidelis havia reunido nela 85 artistas em mais de 250 obras.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora