Tá na Rede
|
2 de novembro de 2014
|
12:15

PSB sai das urnas menor do que entrou

Por
Sul 21
[email protected]
PSB sai das urnas menor do que entrou
PSB sai das urnas menor do que entrou

marina psb

Do Blog do Saraiva

Se o PSB esperava sair dessas eleições maior do que entrou, em razão da forte participação na disputa presidencial no primeiro turno, quando a ex-senadora Marina Silva obteve 21,32% dos votos, o resultado não correspondeu às expectativas. O cenário desenhado depois da abertura das urnas, tanto na estrutura interna quanto na densidade política da legenda, coloca o partido entre os perdedores. Embora dirigentes neguem, os socialistas perderam o norte e sua unidade com a morte do seu maior líder, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, e viram diminuir sua participação à frente dos governos estaduais.

O esfacelamento começou com a chegada de Marina, que acabou se tornando candidata a vice de Eduardo Campos a contragosto de parte do partido. Ela entrou no PSB, avisando que seria de passagem, ao ter negado pela Justiça Eleitoral o direito de registrar sua própria legenda, a Rede Sustentabilidade. Com a morte trágica de Campos em um acidente aéreo em 13 de agosto, Marina se tornou a candidata rachando mais uma vez o PSB. Divergências com a ex-senadora levaram o então secretário-geral do partido, Carlos Siqueira, a deixar o posto de coordenador da campanha, no gesto mais visível das diferenças internas geradas com a presença dos marineiros.

Fim do primeiro turno e os abismos aparecem mais uma vez. Marina decidiu apoiar o senador Aécio Neves (PSDB) na disputa contra a presidente Dilma Rousseff (PT), levando à troca da direção partidária. Por defender o apoio a Dilma, o presidente interino Roberto Amaral, que participou do governo Lula, deixou a função, e foi eleito Carlos Siqueira, o desafeto de Marina. Nem mesmo o apoio da candidata, que se apresentava como um contraponto à polarização entre PT e PSDB antes de se juntar a Aécio, pode ser considerado vitorioso. Dilma comemorou vitória na maioria das cidades em que Marina venceu no primeiro turno.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora