'@PostsRascunho|Tá na Rede
|
15 de julho de 2015
|
17:37

Quando dois homens andam de mãos dadas na Rússia

Por
Sul 21
[email protected]

Da Redação

Dois garotos adolescentes russos decidiram fazer um experimento social pelas ruas de Moscou: caminhar de mãos dadas para ver como as pessoas reagiriam a um casal gay. O que em outros lugares do mundo poderia parecer nada demais, na Rússia, virou exposição documentada da homofobia.

No vídeo, algumas pessoas esbarram por gosto na dupla –  um dos jovens até admite ter ficado com medo – outras os assediam com palavras como: “ei, gays! já existem muitos de vocês hoje em dia” e “deixem a Rússia”. No final do vídeo, no entanto, acontece algo ainda mais assustador, um homem se coloca entre os dois jovens e ameaça bater em um deles. O vídeo já tem perto de 6 milhões de visualizações no YouTube.

Na Rússia, a homossexualidade deixou de ser crime em 1917, com a Revolução Russa, voltou a ser criminalizada em 1933, para só voltar a ser legalizada 60 anos depois, em 1993. Apesar disso, casais homossexuais não são elegíveis para proteções legais que abrangem casais heterossexuais e não há nenhuma lei que proíba a discriminação. Desde 1999, o país classifica a homossexualidade como “doença mental”.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora