'@PostsRascunho|Movimentos
|
5 de maio de 2017
|
21:58

Justiça manda Banrisul devolver valor descontado de servidores que anteciparam 13°

Por
Sul 21
[email protected]
Justiça manda Banrisul devolver valor descontado de servidores que anteciparam 13°
Justiça manda Banrisul devolver valor descontado de servidores que anteciparam 13°

Da Redação

O Banrisul terá que devolver valores descontados da conta de servidores públicos devido a antecipação do 13º salário de 2016. A decisão, em caráter liminar, é da 10º Vara Cível de Porto Alegre em resposta a ação ajuizada pelo Sindicato dos Técnicos-Científicos do Rio Grande do Sul (Sintergs).

Em 2016, inúmeros servidores públicos anteciparam o 13º salário através de operação no Banrisul. No entanto, o governo José Ivo Sartori não pagou em dia o benefício, que está sendo quitado de forma parcelada. O Banrisul, no entanto, cobrou o valor dos servidores, chegando, em alguns casos, a debitar do cheque especial.

Em sua decisão, o juiz Alexandre Schwartz Manica determina que o banco devolva, em até cinco dias, os valores descontados. “Defiro a liminar postulada, determinando que o réu devolva, em cinco dias, os valores descontados sob a rubrica do produto contratado “antecipação do 13º salário, incluindo os encargos financeiros, nos meses em que não houve pagamento da parcela pelo Estado, de todos os servidores representados pela associação (Sintergs) requerente, bem como para que se abstenha de incluí-los nos cadastros de inadimplentes, sob pena de multa diária. Considerando que é razoável que à medida que o Estado for depositando parceladamente o valor do 13º salário, esta quantia seja revertida em favor do Banrisul, pois corresponde à contraprestação pelo adiantamento concedido.”

Para o presidente do Sintergs, Nelcir André Varnier, trata-se de uma vitória importante do Sindicato para os servidores, pois muitos estavam com dificuldades sérias e a entidade estava bastante preocupada com a questão. “Imediatamente, quando nos chegou essa demanda, acionamos nosso departamento jurídico. Estamos atentos às demandas que nos chegam pelos associados e essa decisão, obrigando Banrisul a devolver dinheiro descontado indevidamente dos servidores, é a maior prova”, destaca Nelcir.

Agora o Banrisul deve sofrer intimação por meio de oficial de justiça quando passará a correr o prazo de cinco dias mencionado na decisão. O banco ainda poderá recorrer da decisão.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora