De Poa
|
14 de abril de 2022
|
14:15

De Quinta: Os ventos de mudança na América Latina e as eleições brasileiras

Presidente do Chile, Gabriel Boric | Foto: Presidência do Chile
Presidente do Chile, Gabriel Boric | Foto: Presidência do Chile

O novo episódio do De Quinta, o podcast de debates do Sul21, recebe o jornalista Lucas Berti e a cientista política Talita Tanscheit para discutir as recentes eleições na América Latina e os possíveis impactos ou significados dos pleitos para a disputa presidencial brasileira de 2022. A recente eleição de Gabriel Boric, no Chile, somada às vitórias de Luis Arce, na Bolívia, e Alberto Fernández, na Argentina, levantaram o debate sobre a possibilidade da região estar vivendo uma nova onda rosa, termo utilizado na Ciência Política para designar a chegada dos governos de Centro-Esquerda ao poder na América Latina na virada do século XX e no início do século XXI.

Berti e Tanscheit conversam com os apresentadores Luís Eduardo Gomes e Felipe Prestes sobre os processos políticos em andamento na América Latina, a nova ascensão de governos de esquerda, bem como o fracasso de governos de direita em manter o poder após o fim da primeira onda rosa. Eles também avaliam o que os exemplos recentes, especialmente o de Boric, podem nos ensinar sobre as eleições brasileiras de 2022.

O De Quinta também debate os principais fatos e movimentos eleitorais da última semana e avalia as mais recentes pesquisas de intenção de votos para as corridas pelos palácios do Planalto e Piratini.

Confira o episódio 63 do De Quinta nas plataformas:


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora