De Poa
|
7 de abril de 2022
|
13:27

De Quinta: Ganhadores e perdedores da janela partidária

Sergio Moro | Foto: Arquivo/Agência Brasil
Sergio Moro | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Quem queria trocar de partido, trocou. Quem ainda quer, não pode mais. A janela partidária se encerrou no início do mês e o  novo episódio do De Quinta, podcast de debates do Sul21, discute o saldo da movimentação política. Quem foram os ganhadores? E os perdedores? O que significa para a disputa presidencial? A conversa é com a jornalista Helena Chagas. A apresentação é de Luís Eduardo Gomes e Felipe Prestes.

Entre os principais pontos da conversa, está a situação do ex-ministro e ex-juiz Sergio Moro, que trocou o Podemos pela União Brasil e, ao menos temporariamente, suspendeu sua candidatura à presidência. “Eu acho que esse movimento do Moro só mostrou como ele é perna de pau na política, como ele não sabe articular. Ok que ele quisesse sair do Podemos. Na verdade, estava saindo. O Podemos é um partido pequeno, ele não conseguiu nenhuma aliança com outro partido, o Podemos não queria dar dinheiro para a campanha dele, porque queria jogar o dinheiro todo na campanha de deputados. Então, ele estava numa situação muito difícil ali. Aí recebeu um convite do Luciano Bivar, do União, a gente não sabe o que o Bivar falou com ele, talvez tenha alimentado ainda alguma veleidade, algum sonho dele mandar a candidatura a presidente. Só que isso não durou 24 horas”, analisa Helena Chagas.

A jornalista também analisa a grande migração de parlamentares para o PL, partido para o qual também migrou o presidente Jair Bolsonaro e que se tornou a maior bancada da Câmara de Vereadores, assim como a situação de partidos de esquerda após o fim da janela partidária.

Confira a íntegra do episódio nas plataformas:


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora