Opinião
|
20 de junho de 2024
|
07:00

SENGE-RS completa 82 anos de história reafirmando compromisso com a sociedade

Divulgação/SENGE-RS
Divulgação/SENGE-RS

SENGE-RS (*)

No dia 20 de junho, o Sindicato dos Engenheiros no Rio Grande do Sul (SENGE-RS) completa 82 anos de história. Essa trajetória é marcada pela transparência, responsabilidade e compromisso com que a entidade atua, tanto nas negociações sindicais, quanto na oferta de benefícios e serviços para os engenheiros, engenheiras e suas famílias.

Reconhecido pela sua solidez patrimonial e relevância no movimento sindical, também alcançou a posição de protagonismo nos debates e na promoção do interesse público, a partir de uma postura propositiva, comprometida com as boas práticas da Engenharia e, acima de tudo, com o foco no bem-estar comum.

Tradicionalmente, na celebração do seu aniversário, o SENGE-RS promove debates relevantes aos profissionais da Engenharia e à sociedade, oportunidade em que reúne especialistas, acadêmicos e representantes do mercado para tratar de pautas relativas à inovação, tecnologia e desenvolvimento. No entanto, este ano de 2024 pede outra forma de amparo à sociedade.

As inundações que assolaram o Rio Grande do Sul no mês de maio impactaram profundamente milhares de famílias, inclusive de funcionários, associados e parceiros do Sindicato. Diante desse cenário trágico, entendemos que é o momento de agir com solidariedade e responsabilidade.

Em respeito à população gaúcha, na passagem dos seus 82 anos, direcionamos esforços para a campanha “Solidariedade Técnica: Reconstruindo o Rio Grande”, iniciativa pela qual colocamos mais uma vez o conhecimento técnico a serviço daqueles que mais precisam. Por meio dessa ação, profissionais voluntários da Engenharia, Agronomia, Arquitetura e Geociências estão se mobilizando para oferecer apoio e assistência técnica à população afetada pelas enchentes.

A campanha visa dar amplitude ao trabalho que vem sendo realizado pelo Programa SENGE Solidário que, entre outras ações, atuou também em uma grande mobilização das entidades de classe e do CREA-RS no apoio à comunidade do Vale do Taquari após as enchentes que ocorreram em setembro passado.

Com “Solidariedade Técnica: Reconstruindo o Rio Grande”, reafirmamos nossa missão de servir a sociedade gaúcha, contribuindo para a recuperação e fortalecimento das comunidades atingidas, construindo juntos esperança e resiliência.

Valorizando a história, potencializando o futuro

As mudanças climáticas, seus impactos ambientais, econômicos e, sobretudo, humanitários, foram tema de uma série de debates promovidos pelo SENGE-RS. Nesta e em outras pautas também relevantes ao interesse público, o Sindicato sempre alerta a respeito da necessária observância ao conhecimento técnico dos profissionais engenheiros, bem como a necessária valorização dos órgãos de fiscalização e dos seus quadros técnicos, capacidade de diálogo, espírito coletivo e foco na população.

Atento também às transformações da sociedade, da legislação e do mercado de trabalho, o SENGE vem, ao longo dos seus 82 anos, empenhando-se em estar mais próximo e compreender as atuais necessidades dos profissionais representados, sejam eles empregados, servidores públicos, autônomos ou empreendedores.  Fatores internos e externos exigem cada vez mais a profissionalização dos dirigentes, dos gestores e dos processos administrativos para superar os desafios que se apresentam ao movimento sindical e aos trabalhadores de forma geral.

Amparado por um robusto Planejamento Estratégico, revisado anualmente, o Sindicato tem plenas condições de avaliar e se antecipar aos cenários, projetando as ações necessárias. Como parte desse processo, o SENGE renovou 25% de sua gestão e ampliou para 25% a participação feminina na diretoria, resguardando a necessária pluralidade e diálogo nas suas projeções e decisões.

Além das transformações internas, o SENGE vem avançando na otimização e transformação digital por meio da implantação do sistema de gestão SAP; do novo portal “Conexões Engenharia” que facilitará o intercâmbio de oportunidades entre profissionais e empresas do setor; modernização e ampliação das estratégias de comunicação com seus associados; em um amplo programa de qualificação que conta com parcerias estratégicas com universidades e parques tecnológicos, entre outras iniciativas.

Resultado deste trabalho é o reconhecimento do SENGE-RS pelo movimento sindical, destacando-se pelo número de Acordos e Convenções Coletivas de Trabalho, sua estrutura administrativa, financeira e jurídica, e a qualidade dos benefícios e serviços oferecidos aos mais de 17 mil sócios. O Sindicato também busca estreitar laços com outras categorias, formando parcerias em pautas comuns e permitindo que sócios de mais de 20 sindicatos usufruam dos serviços do SENGE, na categoria Sócio Conveniado.

Compreender essas demandas e traduzi-las em benefícios atrativos é uma prioridade, sem deixar de lado a ação sindical, essencial para a entidade. O SENGE se empenha em ser relevante na vida dos profissionais que representa, reconhecendo e apoiando a diversidade de gerações, gêneros, etnias e orientações que compõem a sociedade.

(*) Sindicato dos Engenheiros no Rio Grande do Sul (SENGE-RS)

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também