Opinião
|
26 de fevereiro de 2024
|
18:36

Sem anistia (por Miguel Rossetto)

Por
Sul 21
[email protected]
Ato em apoio a Boslonaro em São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Ato em apoio a Boslonaro em São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Miguel Rossetto (*)

A manifestação bolsonarista ontem em São Paulo, mostra que Bolsonaro e a ultradireita ainda têm capacidade de mobilização, mas não têm força política e institucional para impedir o julgamento (e as condenações) pelos crimes de Bolsonaro et caverna…

Aqueles que tentaram destruir o PT, a esquerda e a democracia perderam; nós ganhamos e Lula é o presidente do Brasil. Esta extraordinária vitória política e eleitoral não significa, no entanto, que o bolsonarismo, as ideias e valores do reacionarismo, do obscurantismo, do golpismo antidemocrático tenham sido afastadas; elas seguem e é preciso um forte e permanente combate político e cultural junto à sociedade, tarefa de todos nós da esquerda e dos que também têm compromisso com a democracia.

O ato reforça, com as palavras do próprio criminoso, o caráter golpista e ilegal do 8 de janeiro. Quando confessa a existência da minuta do golpe e pede anistia, confessa os crimes.

O que importa é fortalecer o movimento político para o judiciário condenar aqueles que tentaram destruir a democracia no nosso país. A lei é clara: “tentar, com emprego de violência ou grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais”. Pena: 4 a 8 anos de cadeia. Art. 359 do Código Penal. Que os criminosos paguem pelos seus crimes, por todos eles. Sem anistia!

(*) Deputado estadual pelo PT

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora