Opinião
|
11 de setembro de 2023
|
10:45

Na outra margem (por Cassio Machado)

Foto: Luiza Castro/Sul21
Foto: Luiza Castro/Sul21

Cassio Machado (*)

O garoto acorda de súbito, em seu quarto, ainda em conflito entre a penumbra e os poucos raios de sol. O relógio da cabeceira já aponta às sete e vinte e cinco, mas não sai da cama sem pousar o marcador na última página lida na noite anterior. Já na cozinha, durante o café da manhã, ele revela que sonhou novamente com sua mãe, declaração que visibiliza o desconforto presente no ar. Entendo, diz seu pai, mas precisamos tocar nossas vidas, pois temos responsabilidades e não podemos deixar que a morte de sua mãe se torne uma desculpa para não fazer as coisas. A cena poderia muito bem retratar a manhã de uma das mais de 40 mil crianças que perderam suas mães durante a pandemia de Covid-19 no Brasil, se não fosse proveniente de uma obra dirigida por Wolfgang Petersen, em 1984, “A história sem fim”.

Em algum momento pensei que ser profissional de saúde durante a pandemia poderia possibilitar um lugar digno de registro, mas os 1.151 dias atravessados paulatinamente evidenciaram meu ledo engano, fui apenas mais um sobrevivente que atingiu a outra margem. Acompanhei o medo, as mortes, o desespero, as mudanças e a esperança. Registrei minhas histórias e as compartilhei quando ainda pensávamos que nunca teria fim. Hoje, com desassossego, aguardo o dia 16 de setembro e o lançamento do meu segundo livro “Na outra margem: crônicas de um atravessador” onde narro algumas histórias da segunda metade dessa travessia, como mencionado por Lilian Schmitt, crônicas que matizam política, sensibilidade e reflexividade sobre um tempo singular.

Procurando fortalecer esse movimento de memória tão caro, pactuou-se também o repasse total do lucro obtido com a venda da obra para a AVICO – Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19, que poderá ser adquirida no lançamento, que ocorrerá no La Faísca, Av. Venâncio Aires, 1025, dia 16/9 às 17 horas, ou no site: https://clubedeautores.com.br/livro/na-outra-margem .

Para conhecer mais sobre as ações da Associação siga o perfil @avicobrasil

(*) Psicólogo, atua no Grupo Hospitalar Conceição (GHC) ([email protected])

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora