Opinião
|
22 de julho de 2022
|
09:07

Um abraço verde para a união: quatro pessoas e a unidade dos progressistas (por Marcelo Sgarbossa)

Foto: Joana Berwanger/Sul21
Foto: Joana Berwanger/Sul21

Marcelo Sgarbossa (*)

Lideranças devem liderar. Beto, Edegar, Manuela e Ruas, conjuntamente com os partidos, precisam com urgência marcar mais uma conversa. Deste diálogo, só se sai quando sair fumaça branca de um acordo para derrotar o protofacismo. Não custa repetir: é contra o fascismo que estamos lutando; é contra um modelo irresponsavelmente liberal que estamos lutando; pessoas passam fome; o futuro do planeta, e da possibilidade de uma vida digna do ponto de vista da saúde planetária, está em risco.

Confiamos nestas grandes figuras da política gaúcha e seus partidos. São gigantes, e são chamados para cumprir a tarefa histórica de andarmos juntos. É claro que há diferenças; é claro que já criticamos uns aos outros; é claro que há uma disputa entre nós no campo da centro esquerda. Mas agora não dá pra titubear; agora é o momento histórico da agenda comum. 

À título de contribuição para esta união, propomos mais horizontalidade: um conselho político ao qual a figura do governador/a teria o mesmo peso de quem ocupa o lugar de vice. Este Conselho seria composto, obviamente, também pelos partidos que compuserem a aliança (inclusive para a além da federação entre PV, Pc do B e PT). No senado, propomos uma candidatura coletiva, com os/as suplentes revezando o mandato.

Pedir diálogo através de um artigo público talvez não seja o melhor método. Já não funcionou em 2020 quando o Sul21 publicou nosso pedido de diálogo pela união do campo de esquerda já no primeiro turno das eleições em Porto Alegre. Mas as convenções partidárias estão chegando, e o exíguo tempo que resta exige de quem quer a união apelos ainda mais desesperados.

Enfim, é hora de ousadia e criatividade. É contra “tudo o que está aí”, e que pode ser ainda pior, que nos faz estar juntos.

(*) Advogado, vice-Presidente do Partido Verde de Porto Alegre

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora