Opinião
|
11 de abril de 2022
|
12:28

O IPCA de março desnuda a vergonhosa proposta de Melo (por Adelto Rohr)

Sebastião Melo. Foto: Cesar Lopes/ PMPA
Sebastião Melo. Foto: Cesar Lopes/ PMPA

Adelto Rohr (*)

A Categoria Municipária de Porto Alegre entra no sexto ano sem reposição da inflação e as perdas acumuladas já ultrapassam 36%, ou seja, perdemos mais de um terço do salário. O prefeito apresentou uma proposta de reposição de 10,06%, parcelada em 4 vezes, sendo a primeira, de 2,5 %, para abril.

Esta semana foi divulgado o IPCA de março que ficou em 1,60%. O índice acumulado do ano está em 3,20% e já é maior que a proposta do governo, não repondo nem o que já perdemos em 2022.

O prefeito “plantou” na mídia a reposição de 10.06 % (parte da inflação do último ano) em duas vezes. Ao SIMPA apresentou a indecorosa proposta de 4 parcelas, sendo que a última a ser paga em janeiro de 2023. Dois reais de reposição no vale-alimentação, passando de 20 para 22 reais, lembrando que a média de refeição em Porto Alegre já está na casa de 30 reais.

Para se ter uma ideia, a proposta de reposição integral da inflação do período do governo Melo tem valor nominal menor que a parcela retirada das aposentadorias e pensões, a partir de janeiro, com o aumento da contribuição previdenciária.

Uma vergonha! Não repõe a inflação e ainda debocha da parcela que retirou dos servidores.

A prefeitura fechou o ano de 2021 com um superávit superior a 700 milhões, o maior nos últimos anos, e fechou o mês de fevereiro com mais de 950 milhões em caixa. Melo reajustou todos os contratos da prefeitura, exceto o dos servidores. Apresenta uma proposta indecente que mostra o descaso do governo com a dignidade da categoria municipária, pois não atende minimamente as condições para que esta possa honrar seus compromissos financeiros, mesmo que já tenha ajustado suas contas por conta da destruição da carreira iniciada no governo Marchezan.

Mudou o gestor, mas o desmonte das políticas públicas continua igual ao governo anterior. O lobo ataca a cidade vestido de cordeiro e a mídia oficial aplaude, pois tem recursos para propaganda da cidade enganosa.

Não vamos aceitar mais esta humilhação!

A dignidade é nosso maior orgulho e vamos lutar por ela.

(*) Servidor público municipal, ex-diretor previdenciário do Previmpa e ex-diretor do SIMPA.

***

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora