Opinião
|
19 de janeiro de 2022
|
19:12

Mão de obra mais barata (por Thiago De Leon)

Foto: Alex Rocha/PMPA
Foto: Alex Rocha/PMPA

Thiago De Leon (*)

Após um longo período de sucessivas retiradas de direitos e ataques à educação pública, o governo Leite impõe de forma autoritária a Matriz Curricular do Novo Ensino Médio e Fundamental em decreto publicado nos últimos segundos de 2021.

Sem sequer ouvir a parte mais interessada nessa mudança, as comunidades escolares, o decreto desrespeita a gestão democrática e a autonomia das escolas e fica mais uma vez distante do contexto em que o aluno está inserido.

O governo do Estado segue de forma fiel a cartilha do governo federal com a implementação da Reforma do Ensino Médio (Lei 13.415/2017) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018) e também aprofunda o desmonte da educação pública como um todo, ampliando assim as desigualdades educacionais.

O novo modelo imposto cria um prejuízo para os estudantes das escolas públicas e abre espaço para que a patrola da iniciativa privada avance na venda de pacotes pedagógicos para escolas públicas.

Simplificação da formação dos estudantes é um dos inúmeros prejuízos que a reforma irá causar à educação pública. A redução da carga horária de componentes curriculares clássicos, como Filosofia, Sociologia, Educação Física, Espanhol e outras disciplinas, explicita a real intenção do governo: a formação de mão de obra mais barata.

Como Vereador sempre estive na luta pelo adiamento deste processo, para que pudéssemos ter um aprofundamento real do debate, conhecendo a realidade de cada comunidade escolar. Como professor e fundador de curso pré-vestibular popular, entendo que a qualificação do Ensino Médio é um grande desafio na nossa educação, mas para que isso ocorra precisamos que o tema seja discutido e pensado como Política Nacional de Estado, vinculada entre todos os entes federados.

Não devemos permitir que os nossos professores percam sua carga horária e tão pouco devemos de abrir mão de disciplinas essenciais para a formação dos alunos.

(*) Sociólogo e professor ([email protected])

***

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora