Opinião
|
30 de julho de 2021
|
10:05

Nota da AMMICA sobre incêndio da Cinemateca Brasileira: ‘omissão criminosa’

Incêndio na Cinemateca Brasileira (Reprodução/TV)
Incêndio na Cinemateca Brasileira (Reprodução/TV)

Associação dos Amigos da Cinemateca Capitólio (*)

A Associação dos Amigos da Cinemateca Capitólio, abalada como toda a comunidade cultural do País, com o incêndio de parte da Cinemateca Brasileira, manifesta sua indignação com a omissão criminosa das autoridades federais, responsáveis pela manutenção do inestimável acervo daquela instituição.

A gestão da  Cinemateca foi contratada, em 2016, com uma entidade privada e, em 2019, com o rompimento do contrato por parte do Governo Federal, deixada à sua própria sorte. Inumeráveis vozes levantaram-se, reclamando contra esse descaso e prevenindo para os riscos que corriam as instalações e o precioso acervo. Em seu primeiro debate virtual, no ano passado, a AAMICCA chamava a atenção para esses riscos e clamava por uma intervenção do Poder Público.

A AAMICCA lamenta, protesta e manifesta a necessidade de uma ação urgente da cidadania para obrigar o Governo Federal a assumir seu dever de defender e preservar a memória nacional.

(*) Diretoria da AAMICCA (Associação dos Amigos da Cinemateca Capitólio)

§§§

As opiniões emitidas nos artigos publicados no espaço de opinião expressam a posição de seu autor e não necessariamente representam o pensamento editorial do Sul21.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora