Noticias|Últimas Notícias>Política
|
19 de dezembro de 2012
|
22:43

Diplomação de eleitos em 2012 retoma clima de campanha em POA

Por
Sul 21
sul21@sul21.com.br
Prefeito José Fortunati (PDT) elogiou todos os partidos e militantes pelo exercício da democracia |  Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Rachel Duarte

A cerimônia de diplomação dos eleitos em 2012 nesta quinta-feira (19), em Porto Alegre, rendeu momentos de recordação do clima de campanha. Ex-candidatos, apoiadores partidários, militância e coros de aprovação e reprovação fizeram parte da solenidade, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do RS.

A nominata dos 36 vereadores abriu a entrega dos diplomas. A ordem foi por coligação e respeitando a ordem alfabética. Os primeiros foram a coligação Avança Porto Alegre (PRB-PP-PDT), com o líder sindical e presidente da Força Sindical, Cláudio Janta sendo chamado primeiro. O chamamento do atual Presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, reeleito pelo PDT, Mauro Zacher foi seguido de vaias de parte dos presentes. O vereador reeleito Dr. Thiago Duarte (PDT) foi agraciado com o diploma das mãos do desembargador e presidente do Tribunal de Justiça (TJ-RS), Marcelo Bandeira Pereira, chamado da plateia para fazer a entrega.

Jussara Cony ostentou bandeira do PCdoB e foi muito festejada por correligionários ao receber diploma | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Na sequência, foram diplomados os vereadores da Frente Política Cidadã (PPS-DEM), seguidos dos parlamentares da coligação Juntos Por Porto Alegre — o que rendeu coro acalorado para a vereadora Jussara Cony (PCdoB). “Guerreira da pátria brasileira”, gritaram os militantes presentes em homenagem à ex-secretária estadual do Meio Ambiente. Entre os suplentes, o ex-noivo da deputada federal Manuela D´Ávila (PCdoB), Rodrigo Maroni (PCdoB) foi lembrado do jingle que marcou sua campanha e que falava do relacionamento dos dois. “Vai Feijão com Arroz”, gritaram os correligionários.

Valter Nagelstein continua sendo um dos representantes do PMDB na Câmara de Porto Alegre | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Diplomação do PSOL exalta ânimos na plateia

A nominata do PMDB contou com um ponto alto na diplomação do ex-secretário municipal de Produção, Indústria e Comércio (Smic) Valter Nagelstein. Presentes à cerimônia, os militantes do PSOL, partido dos vereadores Pedro Ruas e Fernanda Melchionna, se encarregaram de puxar a vaia que guardava um dissabor pelo fechamento dos bares no bairro Cidade Baixa na gestão de Nagelstein. Logo em seguida, a militância pró-PMDB devolveu as vaias quando anunciaram a diplomação da bancada do PSOL.

O momento foi o ponto de maior comoção da cerimônia, que chegou a ser interrompida durante alguns minutos pelos exaltados gritos das duas militâncias. As vaias só foram caladas quando a militância socialista gritou “o vereador mais votado é nosso”, lembrando o recorde de votação de Pedro Ruas.

Reeleitos, Fernanda Melchionna (foto) e Pedro Ruas mantém bancada no PSOL na Câmara de Vereadores | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Yeda Crusius e Wambert Di Lorenzo prestigiam PSDB

Apesar de ter eleito apenas o vereador Mario Manfro, a coligação Porto Alegre Para Todos teve na diplomação dos suplentes um momento de entusiasmo na plateia. Prestigiada pela mãe e ex-governadora gaúcha Yeda Crusius (PSDB), a suplente Tarsila Crusius recebeu mensagens de apoio na subida ao palco, misturadas com vaias de parte dos militantes do auditório.

Também presente ao evento, o ex-candidato a prefeito indicado por Yeda nas eleições municipais, Wambert Di Lorenzo, disse que foi prestigiar os candidatos eleitos e os companheiros de partido. “Mas claro que, como ex-candidato, a gente sente uma dorzinha de cotovelo de preferir estar aqui para receber um diploma”, falou. Como já tem emprego garantido na política, como integrante do governo Fortunati, Wambert disse que ainda não sabe a sua função na futura composição de governo, mas que não há contradição com o discurso de única oposição que dizia ser durante a campanha. “Eu não faço política com ódio. Eu permaneço oposição ao governo estadual e federal”, disse.

Apesar de algumas vaias, a suplente Tarsila Crusius recebeu incentivo de partidários do PSDB durante diplomação | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

PT homenageia o vereador do “mais amor, menos motor”

A coligação PT-PPL-PTC foi diplomada com destaque para a diplomação de um dos nomes de renovação da bancada petista na Câmara, o ativista de bicicleta Marcelo Sgarbossa. Ele foi saudado com gritos de “Mais amor, menos motor” durante a entrega do diploma. “É um processo histórico e o PT precisa entender essas novas necessidades presentes na população. A frase que gritaram está sintonizada com um modelo de cidade que pouco se discute. Nós estamos com uma cultura voltada para o transporte individual”, disse o vereador, que foi à cerimônia de bike.

“É um processo histórico e o PT precisa entender essas novas necessidades presentes na população”, disse Marcelo Sgarbossa, que foi de bicicleta à diplomação | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Ao sair da Assembleia, Marcelo se encaminhou para uma pedalada com os companheiros ativistas. Mas fez questão de destacar que não terá uma atuação aparelhada no parlamento. “Eu não vou aparelhar o movimento. Nós conseguimos vencer porque a candidatura respeitou a filosofia dos apoiadores de cada grupo”, disse.

Entre os vereadores que saem de cena do PT, Maria Celeste e Adeli Sell foram diplomados como suplentes ao lado da jovem Ariane Leite. “Isso faz parte da política. Eu faço uma avaliação de que eu fui acolhido pelo fenômeno ‘Adeli está eleito’. Mas tenho uma luta pela cidade e seguirei fazendo discussões com os grupos e pessoas. Além de contribuir no Gabinete dos Prefeitos, coordenado pelo Afonso Mota (PDT)”, disse o presidente do PT de Porto Alegre, que não se reelegeu.

Sofia Cavedon foi reeleita e será uma dos cinco representantes do PT | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Apontado por compra de votos, Trogildo foi diplomado com vaias

A bancada do PSB e do PTB foram as últimas a serem diplomadas. Um dos momentos mais tensos da solenidade foi na diplomação do vereador eleito Cássio Trogildo (PTB). Muito vaiado, o ex-secretário de Obras Viárias de José Fortunati foi alvo de denúncia pelo Ministério Público do RS e ainda será julgado por compra de votos durante a campanha. Como o resultado da investigação do MP ainda não foi apreciado, o que pode levar até um ano, o vereador foi diplomado nesta quarta-feira (19).

Ao descer do palco, Trogildo foi cumprimentado por Fortunati e permaneceu de semblante fechado até o fim da cerimônia. Abordado pelo Sul21, saiu sem dar entrevista. “Não vou falar nada”, disse.

Alvo de investigação do Ministério Público, Cássio Trogildo (PTB) foi muito vaiado ao receber diploma | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Ao final da diplomação da proporcional, o vice-prefeito eleito em Porto Alegre, Sebastião Melo (PMDB), e o prefeito reeleito José Fortunati receberam os diplomas da majoritária. Fortunati pediu o microfone para um discurso de homenagem aos demais candidatos e partidos que participaram do pleito em 2012. Segundo ele, as eleições foram de debate sadio e garantia do estado democrático de direito. “Cumprimento todos os partidos e militantes presentes neste ato. Todos têm em sua trajetória alguma parcela na luta pela democracia, que hoje faz deste ato algo mais do que uma simples formalidade”, discursou.

Para prefeito reeleito José Fortunati, diplomação é “mais do que uma simples formalidade” | Foto: Ramiro Furquim/Sul21

Leia também