Rachel Duarte
De acordo com a pesquisa Datafolha divulgada hoje (17), Tarso Genro pode vencer já no primeiro turno. O candidato da Unidade Popular Pelo Rio Grande aumentou dois pontos percentuais, passando para 44% das intenções de voto. O segundo colocado, José Fogaça, caiu dois pontos e está com 24%. Yeda Crusius também teve queda, de 13% foi para 11%. Os candidatos do PV e do PSOL seguem na margem do 1% das intenções de voto. Os demais candidatos não pontuaram.
Na pesquisa espontânea, a diferença no percentual de Tarso é ainda maior, ele aparece com 30%. José Fogaça com 13% e Yeda com 8%.
A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 13 e 14 de setembro, com 1.255 entrevistados.
Rejeição
Segundo o instituto, entre os eleitores gaúchos, Yeda é a mais rejeitada: 44% dos entrevistados afirmam que não votariam nela de jeito nenhum. Tarso é rejeitado por 15%, e Fogaça, por 14%.
Nos municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, Genro passou de 42% para 47% desde a semana passada, enquanto Fogaça manteve 28%. Se considerada só a capital, onde o petista foi prefeito por duas vezes, a preferência por Tarso passou de 38% para 42%, enquanto Fogaça caiu de 31% para 29%.
O Datafolha também mediu o conhecimento sobre o número dos candidatos. Os eleitores do petista são os mais bem informados sobre o número que deverão digitar na urna eletrônica: 49% deles acertam a resposta. Entre os eleitores de Fogaça, 73% não sabem qual o número do candidato.
Com informações da Folha Online e assessorias