Jorge Seadi
O Superior Tribunal Federal (STJ) determinou a soltura do governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP) e do ex-governador do Estado Waldez Goes (PDT) na noite deste sábado (18/9). Os dois estavam detidos no Comando de Operações Táticas da Polícia Federal em Brasília. Ambos são acusados de desvio de dinheiro público do estado do Amapá e foram presos na Operação “Mãos Limpas” no dia 10 deste mês.
O ministro do STJ, João Otávio de Noronha trocou o regime de prisão do presidente do Tribunal de Contas do Amapá, José Júlio de Miranda e do secretário de Segurança Pública, Aldo Alves Ferreira. Desde o dia 10 eles estavam detidos temporariamente e a partir de agora estão presos preventivamente.
Na sexta-feira, 10/9, a Polícia Federal efetuou 18 prisões de envolvidos no desvio de verbas públicas no Amapá. Além das prisões, a Polícia Federal apreendeu R$1 milhão em dinheiro, duas armas e cinco carros de luxo – uma Ferrari, uma Maserati, dois Mercedes Benz e um Mini Cooper. As investigações da Polícia Federal descobriram um esquema de licitações fraudulentas na Secretaria de Educação do Amapá com verbas recebidas do governo federal. Contra o governador ainda há uma acusação de recebimento de propina no valor de US$ 30 milhões.
Na semana passada a Justiça há havia liberado 12 pessoas das 18 presas na Operação.
Fonte: UOL