Jorge Seadi
As famílias brasileiras estão cada vez menores. Nos últimos dez anos, o número médio de pessoas por domicílio caiu de 3,4 para 3,1. Enquanto isto a quantidade de casais sem filhos aumentou de 13% para 17% e a proporção de casais com filhos caiu de 55% para 47% entre 1999 e 2009. Os dados são da Síntese dos Indicadores Sociais 2010, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os núcleos familiares com renda mensal per capita de até meio salário mínimo ainda puxam a média para cima. São domicílios com 4,2 pessoas em média. No norte, este índice sobe para 4,7 pessoas por residência. Já aqueles que ganham mais de cinco salários mínimos, vivem com 2,3 pessoas por domicílio. No Sudeste, o índice é de 2,2.
A Síntese dos Indicadores Sociais 2010 analisa as condições de vida da população brasileira.
Segundo o mesmo levantamento, o Brasil já tem padrões modernos de formação, dissolução e reconstituição das famílias. Aumentaram as uniões consensuais inclusive as homossexuais, as famílias formadas após o divórcio e os casais que moram em casas separadas. A quantidade de núcleos familiares que seguem o modelo tradicional (pai, mãe e filho) já é minoria (47%) do total. Atualmente, 11% dos brasileiros moram sozinhos.
Com informações do portal UOL