Coronavírus
|
2 de fevereiro de 2023
|
17:51

Porto Alegre retoma aplicação de vacina contra a covid em crianças de 5 a 11 anos

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue nesta sexta-feira (3) com a vacinação contra a Covid-19 de bebês a partir de seis meses até menores de 3 anos com comorbidades. Durante o dia será retomada a aplicação de primeira e segunda dose para crianças de 5 anos a 11 anos. A imunização para este grupo será reestabelecida com a nova remessa de doses entregue na tarde de quarta-feira (31). No entanto, como as Unidades de Saúde estarão sendo reabastecidas, a orientação é que a população busque os serviços no turno da tarde.

A vacinação está mantida para crianças e adultos em diferentes locais. A aplicação da primeira dose para crianças de 3 e 4 anos será em oito unidades de saúde, daComo as Unidades de Saúde estarão sendo reabastecidas, as 8h às 21h: Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde Tristeza, Navegantes, Ramos, Morro Santana, São Carlos, 1º de Maio e Santa Marta. Nos mesmos locais, também será aplicada a segunda dose.

Para crianças a partir de 5 anos, a vacinação poderá ser feita em nove unidades de saúde, com atendimento até as 21h: Álvaro Difini, Campo da uca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza. Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais.

Adultos

A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 34 locais: Shopping João Pessoa (até as 17h) e em 33 unidades de saúde – nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

Reforço

A quarta dose está disponível para pessoas com idades a partir de 18 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Neste público, poderão ser utilizadas Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da fabricante aplicada anteriormente.

Entre as comorbidades elegíveis estão diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial (resistente, em estágio 3, ou estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo), doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, doença renal crônica, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas vivendo com HIV, hemoglobinopatias, obesidade mórbida, Síndrome de Down e cirrose hepática. A listagem completa das comorbidades e as recomendações de documentos comprobatórios estão disponíveis aqui.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora