Coronavírus
|
15 de junho de 2022
|
17:22

Covid-19: Dose de reforço da vacina terá público ampliado na Capital

Por
Sul 21
[email protected]
Vacinas serão aplicadas no shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde. Foto: Cristine Rochol/PMPA
Vacinas serão aplicadas no shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde. Foto: Cristine Rochol/PMPA

Dois novos públicos poderão receber a dose de reforço contra a covid-19 em Porto Alegre, a partir desta sexta-feira (17). Trata-se dos adolescentes de 15 anos, que  poderão receber a terceira dose, e pessoas de 58 anos, que poderão tomar a quarta dose.

A ampliação de público segue a orientação do Ministério da Saúde, que anunciou a terceira dose para adolescentes de 12 a 17 anos e a quarta dose para todos a partir de 50 anos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a aplicação das doses de reforço para mais faixas etárias depende da quantidade de doses em estoque e, devido ao grande número de pessoas, é necessário realizar escalonamento.

A imunização irá ocorrer no Shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e carteira de vacinação.

A terceira dose estará disponível para jovens a partir de 15 anos que receberam a segunda dose (Coronavac ou Pfizer) até 17 de fevereiro, ou seja, há mais de quatro meses. De acordo com a nota técnica do Ministério da Saúde, poderão ser utilizadas as vacinas da Pfizer ou CoronaVac neste público, de acordo com a disponibilidade de estoque em cada município.

Já a quarta dose estará disponível para todas as pessoas a partir de 58 anos vacinadas com a terceira dose até 17 de fevereiro, ou seja, há mais de quatro meses. Neste público, poderão ser utilizadas as doses da Pfizer, Janssen ou AstraZeneca, independentemente da dose aplicada anteriormente.

Os profissionais de saúde da “linha de frente” também podem receber a quarta dose na Capital, ou seja, quem atua em hospitais, unidades de saúde ou pronto-atendimentos. A vacina é aplicada nos próprios locais de trabalho. A abertura para os demais profissionais de saúde dependerá da chegada de mais doses.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora