Coronavírus
|
21 de abril de 2022
|
09:31

Porto Alegre tem vacinação contra gripe e covid no bairro Rubem Berta neste feriado

Por
Sul 21
[email protected]
Ampliação de faixa etária foi escalonada na Capital. Foto: Cristine Rochol/PMPA
Ampliação de faixa etária foi escalonada na Capital. Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém a oferta de vacinação contra a gripe e covid-19 neste feriado de Tiradentes, 21, em dois locais: na unidade de saúde Rubem Berta, das 9h às 16h, e na unidade móvel, que estará na Escola de Educação Infantil Criança Cidadã, também no bairro Rubem Berta, das 9h às 13h.

Vacinação de crianças contra a covid-19

A primeira dose de Coronavac e de Pfizer estará disponível para crianças de 5 a 11 anos. A segunda dose de Coronavac e de Pfizer será oferecida a crianças vacinadas há 28 dias e oito semanas, respectivamente, nos mesmos locais.

Para receber a primeira dose, é preciso apresentar documento de identidade do pai, mãe ou responsável legal e da criança. Os pais devem estar presentes no momento da vacinação. Em caso de ausência, a vacinação deverá ser autorizada por um termo de assentimento por escrito, assinado pela pessoa que está acompanhando a criança no momento da vacinação. No caso da segunda dose, é preciso apresentar carteirinha de vacinação.

Vacinação de adultos contra a covid-19

A primeira dose será oferecida para todas as pessoas com 12 anos ou mais. Para receber a vacina, basta apresentar documento de identidade com CPF. A segunda dose estará disponível para vacinados com AstraZeneca, Pfizer ou Janssen há oito semanas e Coronavac há 28 dias. Além do documento de identidade, é necessário levar a carteira de vacinação com o registro da primeira dose.

A terceira dose estará disponível para imunocomprometidos a partir de 18 anos vacinados com a segunda dose da Janssen há quatro meses. Com relação às demais vacinas, estão aptas todas as pessoas a partir de 18 anos vacinadas com a segunda dose há quatro meses, gestantes e puérperas de 12 a 17 anos com a segunda dose há quatro meses e imunocomprometidos a partir de 12 anos com a segunda dose há oito semanas.

Quarta dose

Já a quarta dose estará disponível para todos os imunocomprometidos a partir de 12 anos e idosos a partir de 80 anos vacinados com a terceira dose há quatro meses. Para receber a terceira ou quarta dose, além de comprovante de identidade com CPF e carteira de vacinação, imunocomprometidos devem apresentar também comprovante da condição de saúde, por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.

Gripe

Já a vacinação contra a gripe será oferecida a idosos a partir de 60 anos e profissionais de saúde. Para receber a imunização, idosos deverão apresentar documento que comprove a idade. No caso dos trabalhadores da saúde, devem apresentar contracheque ou outro documento que demonstre o vínculo empregatício.

Atendimento para pessoas com sintomas respiratórios

Durante o feriado, pessoas com sintomas respiratórios poderão procurar um dos pronto-atendimentos ou a UPA Moacyr Scliar, com funcionamento nas 24 horas do dia.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora