Coronavírus
|
23 de janeiro de 2022
|
13:56

Após pressão dos estados, Ministério prorroga por 30 dias custeio de leitos de UTI para covid-19

Por
Sul 21
[email protected]
Média móvel semanal está hoje em 8.479 casos confirmados por dia. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)
Média móvel semanal está hoje em 8.479 casos confirmados por dia. (Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil)

O Ministério da Saúde informou que vai prorrogar por mais 30 dias o repasse de recursos para a manutenção de leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) voltados para pacientes com covid-19. Em nota, a pasta informa que a prorrogação abrange o custeio para 14.254 mil leitos adulto e pediátrico. A prorrogação das UTIs é uma demanda do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Em transmissão realizada na última quarta-feira (19), o governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou que estava trabalhando para evitar a redução de leitos planejada pelo Ministério da Saúde para o mês de fevereiro, quando 1.157 leitos de UTI criados para o enfrentamento da covid-19 perderiam o financiamento. Na ocasião, ele afirmou também que indicação era de que o ministério manteria apenas 315 desses leitos, mas ainda assim com menos recursos disponibilizados atualmente.

A necessidade de manutenção dos leitos ganhou força nos últimos dias diante das disparada de contágios e pelo crescimento do número de doentes infectados pela variante Ômicron.

De acordo com o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado no sábado (22), 23,9 milhões de pessoas já foram contaminados pela doença, que já matou 622.801 pessoas no país. Deste total, 157.393 contaminações e 238 mortes foram registradas nas 24 horas anteriores ao balanço.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora