Coronavírus
|
26 de outubro de 2021
|
17:14

Mortes por covid-19 em Porto Alegre caem 94% em outubro em relação a março

Por
Sul 21
[email protected]
Vacinas serão aplicadas no shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde. Foto: Cristine Rochol/PMPA
Vacinas serão aplicadas no shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde. Foto: Cristine Rochol/PMPA

A média de óbitos diários por covid-19 na Capital caiu 94,6% em outubro em comparação a março de 2021, o pior mês de toda a pandemia, iniciada em março de 2020. A significativa redução foi anunciada pela Prefeitura nesta terça-feira (26).

Conforme os dados do Painel Covid de Porto Alegre, a média móvel semanal, considerando os sete dias anteriores, teve o maior registro em 22 de março, com 56 mortes causadas pela doença. O dia específico com maior número de notificações, todavia, aconteceu em 16 de março, quando 67 pessoas perderam a vida para a covid-19. 

Após esse pico da crise sanitária, os números começaram então a cair, até alcançar a média móvel de três óbitos diários em 18 de outubro. O levantamento da Prefeitura exclui os dados mais recentes, considerando que ainda não estão concluídos e pode haver atualizações com novas notificações.

“Em alguns dias, como 6 e 10 de outubro, não tivemos nenhuma morte notificada na Capital. Sem dúvidas, é o efeito da vacinação”, afirma o secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, destacando o avanço da vacinação como determinante para a diminuição das por covid19.

O vacinômetro de Porto Alegre indica que 98% da população acima de 12 anos já recebeu ao menos uma dose de imunizante contra a covid-19, enquanto 79,7% tem com o esquema vacinal completo com duas doses (ou dose única, no caso da vacina da Janssen). 

Mesmo com o cenário mais favorável, Sparta reforça a necessidade de serem mantidas as medidas de prevenção, como o distanciamento social e uso de máscara e de álcool em gel. “A melhora nos números é um alento para todos, mas a pandemia ainda não acabou”, alerta o secretário da Saúde.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora