Coronavírus
|
17 de setembro de 2021
|
16:30

SES e Cosems defendem continuidade da vacinação de adolescentes no RS

Por
Luís Gomes
[email protected]
Liberação será escalonada em razão do baixo estoque de doses. Foto: Cristine Rochol/PMPA
Liberação será escalonada em razão do baixo estoque de doses. Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) divulgaram, nesta sexta-feira (17), uma nota conjunta em que afirmam a intenção de manter a vacinação de adolescentes contra a covid-19 no Estado, apesar de o Ministério da Saúde ter mudado a orientação na quinta-feira (16) para que a imunização deste grupo seja suspensa.

No documento, SES e Cosems destacam que os adolescentes sem comorbidade começaram a ser vacinados no RS em 15 de setembro e que a imunização será mantida desde que sejam garantidas as doses necessárias.

A orientação dos órgãos para os municípios é de que todos os adolescentes de 17 anos sejam vacinados com o imunizante da Pfizer, único liberado para o grupo, que já foi disponibilizado e que a ampliação para as demais faixas etárias ocorra mediante a chegada de novas remessas. A aplicação da segunda dose para quem já recebeu também está garantida, segundo o documento.

Secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, diz esperar que o Ministério reveja a posição anunciada ontem. “Nossa intenção é seguir protegendo os adolescentes com a vacina, de forma simultânea com o avanço da dose de reforço dos idosos e completando 100% do público vacinável no RS, ou seja, todos os maiores de 18 anos. Começamos a vacinar os adolescentes na data indicada pelo Ministério e queremos continuar, desde que tenhamos doses Pfizer disponíveis. Nosso desejo é que o MS reveja a posição tomada”, afirmou.

Considerando as evidências e manifestações de órgãos como Anvisa, Organização Mundial da Saúde (OMS) e Sociedade Brasileira de Imunizações, a Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (SES) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems/RS) manifestam-se diante da Nota Técnica nº 1051/2021 CGPNI/DEIDT/SVS/MS, que revisa e suspende a vacinação de adolescentes:

1) O Estado do Rio Grande do Sul, conforme CIB 314/21 e Nota do MS nº 36/2001, iniciou a vacinação de adolescentes no período oportuno, dia 15 de setembro, cumprindo as normas vigentes;

2) Nesta data, foram distribuídas 296.010 doses, sendo 76.600 para adolescentes, contemplando, simultaneamente, a continuidade dos vacináveis acima de 18 anos e doses de reforço para idosos e pessoas com alto grau de imunossupressão;

3) As 76.600 doses correspondem a 50% do público de adolescentes na faixa etária de 17 anos;

4) A orientação SES e COSEMS é de que cumpra-se a totalidade do público de 17 anos com a chegada de doses 1 da Pfizer, a única a ser utilizada o grupo;

5) A expansão para as demais faixas etárias de adolescentes dependerá da chegada de novas doses, sendo sua distribuição avaliada oportunamente;

6) Esclarecemos que serão garantidas, no tempo oportuno, o envio das segundas doses aos adolescentes que já receberam a dose 1.

Em relação às demais estratégias de vacinação, temos como posição o que se segue:

– Atingir a integralidade dos municípios que ainda necessitam de doses para completar a vacinação de 18 anos ou mais;

– Avançar com a dose de reforço aos idosos com mais de 70 anos, observando o intervalo de seis meses após segunda dose;

– Aumentar a cobertura vacinal, com a aplicação da D2 a todos os vacinados com D1.

Por fim, consideramos importante, garantidas as estratégias anteriormente citadas, continuar avançando na proteção da saúde dos adolescentes gaúchos, conforme disponibilidade de doses.

Ficamos à disposição para o que se fizer necessário,

Maicon de Barros Lemos, presidente do Cosems-RS
Arita Bergmann, secretária estadual de Saúde


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora