Coronavírus
|
2 de agosto de 2021
|
19:29

Mulheres com 28 anos podem se vacinar em Porto Alegre a partir desta terça-feira (3)

Por
Sul 21
[email protected]
Vacinação na Capital continua para os públicos anteriores, incluindo homens com 29 anos ou mais. Foto: Cristine Rochol/PMPA
Vacinação na Capital continua para os públicos anteriores, incluindo homens com 29 anos ou mais. Foto: Cristine Rochol/PMPA

Mulheres com 28 anos ou mais começarão a ser vacinadas contra a covid-19 em Porto Alegre, a partir desta terça-feira (3). Segundo a Prefeitura, a aplicação será feita com doses remanescentes de outras entregas. A primeira dose da vacina estará disponível em 12 unidades de saúde, e não haverá o atendimento de pessoas em automóveis, o chamado drive-thru.

A aplicação da primeira dose continua para os públicos já contemplados anteriormente na campanha, como homens e mulheres com 29 anos ou mais, profissionais de saúde e de apoio à saúde; pessoas com deficiência a partir de 18 anos; pessoas com comorbidades a partir de 18 anos; funcionários das escolas municipais, estaduais e particulares de ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior; gestantes e puérperas; cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente e lactantes (que estejam amamentando bebês com até 12 meses).

A imunização também segue para adolescentes com comorbidades a partir de 12 anos (1ª dose) e gestantes e puérperas (2ª dose). Para estes dois públicos, a vacinação ocorre exclusivamente em seis unidades de saúde: Bananeiras, Jardim Leopoldina, Macedônia, Primeiro de Maio, Santo Alfredo e Tristeza.

Documentação

Para receber a primeira dose, todos os públicos devem apresentar documento de identidade com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Para os cuidadores de crianças ou adolescentes com deficiência permanente, é preciso certidão de nascimento ou documento de guarda e comprovação da deficiência permanente.

Gestantes precisam de documento que comprove a gestação (exame laboratorial/ecográfico ou o cartão de pré-natal) e puérperas, documento que comprove o puerpério (registro de alta hospitalar ou certidão de nascimento da criança). Já as lactantes, devem levar documento de comprovação que contenha a data de nascimento da criança.

Para profissionais de saúde ou da educação, é preciso documento que comprove o vínculo de trabalho na Capital. Já para o grupo das comorbidades e deficiência, é necessário comprovar a condição (receita, laudo de exame, laudo ou relatório médico – exceto Síndrome de Down). No caso dos adolescentes com comorbidades, o comprovante de residência poderá ser no nome dos pais ou responsáveis.

Segunda dose 

A aplicação da segunda dose segue disponível em 31 unidades de saúde e seis farmácias parceiras para quem recebeu AstraZeneca há pelo menos dez semanas, e em 20 unidades de saúde para todos que receberam a primeira dose de CoronaVac há 28 dias. Não haverá aplicação de segunda dose da Pfizer para o público em geral, pois, de acordo com a Prefeitura, não há pessoas com doses com prazos determinados para o período. Segundo determinação do Ministério da Saúde, desde 14 de junho o intervalo entre a primeira e segunda dose do imunizante da Pfizer é de 10 semanas.

Para segunda dose, é necessário levar identidade com CPF e a carteira com o registro da primeira aplicação.

O quê: primeira dose contra a Covid-19

Onde: 12 unidades de saúde

Horário: 8h às 17h

Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades São Carlos, Morro Santana e Tristeza)

Horário: 18h às 21h

 

O quê: primeira dose contra a Covid-19 

Público: adolescentes com idades entre 12 e 17 anos com comorbidades

Onde: seis unidades de saúde (Bananeiras, Jardim Leopoldina, Macedônia, Primeiro de Maio, Santo Alfredo e Tristeza)

Horário: 8h às 17h

Endereços: confira no link

 

O quê: segunda dose da CoronaVac/Butantan

Público: pessoas que receberam a primeira dose há 28 dias

Onde: 20 unidades de saúde

Horário: 8h às 17h

Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Bananeiras, Chácara da Fumaça, Cristal e São Cristóvão)

Horário: 18h às 21h

 

O quê: segunda dose da Oxford/AstraZeneca

Público: pessoas que receberam a primeira dose há dez semanas

Onde: 30 unidades de saúde e seis farmácias parceiras

Horário: 8h às 17h (nas unidades de saúde) e das 9h às 17h (nas farmácias parceiras)

Endereços: confira no link

Onde: App 156+POA (agendas para as unidades Belém Novo, Diretor Pestana, Nossa Senhora de Belém, Santo Alfredo, São Cristóvão e Vila Jardim)

Horário: 10h às 19h

 

O quê: segunda dose da Pfizer/BioNTech

Público: exclusivamente para gestantes e puérperas que receberam a primeira dose de AstraZeneca/Oxford há dez semanas ou mais

Onde: seis unidades de saúde (Bananeiras, Jardim Leopoldina, Macedônia, Primeiro de Maio, Santo Alfredo e Tristeza)

Horário: 8h às 17h

Endereços: confira no link


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora