Coronavírus
|
14 de julho de 2021
|
19:29

Estado retira alerta de risco de todas as regiões no sistema de monitoramento covid

Por
Fernanda Nascimento
[email protected]
Secretária de Saúde em live no início da noite desta quarta (14). Foto: Reprodução Facebook
Secretária de Saúde em live no início da noite desta quarta (14). Foto: Reprodução Facebook

O governador Eduardo Leite (PSDB) anunciou a retirada do alerta de risco de todas as regiões do Rio Grande do Sul no Sistema 3As (Aviso, Alerta e Ação) de Monitoramento à pandemia de covid-19. A queda no número de óbitos e internações hospitalares, além do avanço na vacinação, balizaram a tomada de decisão pelo governo. Apesar de comemorar a redução no número de infecções e mortes pela pandemia, o Executivo emitiu avisos para todas as regiões, sinalizando a necessidade de manutenção de medidas preventivas e de combate à covid-19.

“Estamos retirando os alertas, mas isso não significa que devemos afrouxar os cuidados com a pandemia até que a gente tenha uma situação mais robusta de imunização”, afirmou Leite. Durante pronunciamento à imprensa, o governador comentou que a antecipação no calendário de vacinação contribuiu para a redução dos casos, mas que o Estado tem uma preocupação especial com a possibilidade de disseminação da variante Delta – cepa de coronavírus considerada mais transmissível e cuja eficácia da primeira dose das vacinas tem se mostrado inferior na comparação com as demais.

O Rio Grande do Sul tem dois casos suspeitos da variante Delta. Entre as estratégias adotadas para evitar a disseminação desta cepa estão a atenção para o transporte de passageiros em ônibus – especialmente aqueles que realizam longas viagens – e a ampliação da vacinação para a população habitante da região da fronteira do Estado com outros países. “Teremos uma vacinação de 100% da população nas fronteiras do Brasil com o Uruguai e a Argentina. O Ministério da Saúde nos informou sobre a medida e o envio de 123 mil doses da vacina AstraZeneca deve acontecer essa semana”, informou a secretária de Saúde, Arita Bergmann.

Durante a coletiva de imprensa, Arita Bergmann comentou o pedido da Prefeitura de Porto Alegre para a realização de grandes eventos. Horas antes, o prefeito da Capital, Sebastião Melo (MDB), havia apresentado uma proposta ao governo do Estado para a adoção de novos protocolos sanitários que permitiriam a reabertura gradativa de grandes eventos na cidade. Entre as sugestões estão a realização de eventos com pessoas testadas e negativadas para covid-19. “O material (entregue pela Prefeitura) será analisado no GT de protocolos e de saúde para avaliarmos detalhadamente e verificarmos a oportunidade de começarmos a retomada e reabertura da realização de eventos”, disse.

Arita afirmou que o Estado estuda realizar uma parceria com uma empresa privada para realização de um “evento teste”, no qual serão executados os protocolos de segurança, que incluem quantidade de pessoas nos espaços, capacidade de ventilação, uso de máscaras, entre outras medidas. Questionada sobre a retomada de público nos estádios, a secretária afirmou que não há estudos sobre o tema em andamento.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora