![Foto: Cristine Rochol/PMPA](https://sul21.com.br/wp-content/uploads/2021/06/210625_CristineRochol_vacina-Covid_SMS-050-450x300.jpg)
Um primeiro lote, com pouco mais de 2 milhões de doses de vacinas da Janssen contra a covid-19, doadas pelo governo dos Estados Unidos, desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na manhã desta sexta-feira (25). Outra remessa, com 942 mil doses, deve chegar amanhã, totalizando 3 milhões de doses.
O imunizante, de dose única, está aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial e é produzido pela farmacêutica Johnson & Johnson.
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, acompanhou a chegada das vacinas e agradeceu o governo Joe Biden. “Nesse momento recebemos essa doação, mas, no futuro, Brasil e Estados Unidos farão, juntos, muito mais pelos países da América Latina e pelos países mais pobres que também enfrentam essa doença”, afirmou o ministro.
O embaixador dos EUA Todd Chapman disse que “esses 3 milhões de doses representam a maior doação que nós já fizemos para qualquer nação” e destacou que a intenção é dar “mais esperança” ao Brasil com o envio das doses.
Até agora, o Brasil imunizou menos de 12% da população com as duas doses. A vacina da Janssen, cuja primeira remessa chegou ao país há poucos dias, é o único autorizado pela Anvisa de dose única.
#URGENTE 💉
As vacinas doadas pelos Estados Unidos já estão em solo brasileiro!!! 🇧🇷🇺🇸O primeiro lote, com pouco mais de 2 milhões de doses da farmacêutica Janssen, acaba de pousar no Aeroporto de Viracopos (SP) ✈️
A outra remessa, com mais de 942 mil doses, chega amanhã!
👇 pic.twitter.com/3mv4g13SGt— Ministério da Saúde (@minsaude) June 25, 2021