Professores e funcionários da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) começaram a ser vacinados contra a covid-19 nesta segunda-feira (7). A imunização ocorreu no saguão da biblioteca e movimentou o campus da universidade.
O reitor Marcelo Fernandes de Aquino considerou o momento histórico. “É um processo que nos traz grande alegria desde que nos chegou a notícia. Está tudo muito bem organizado. Isso mostra o bom entendimento entre a instituição e o poder público”, disse. A vacinação dos funcionários e docentes da Unisinos continua nesta terça-feira (8).
Em Porto Alegre, professores e funcionários da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) serão vacinados contra a covid-19 provavelmente partir do dia 14 de junho.
A imunização foi acordada com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Vigilância em Saúde de Porto Alegre, mas pode haver alteração da data conforme disponibilidade de doses.
Na UFCSPA, a vacinação está prevista para será realizada no próprio campus. A universidade diz estar com a logística organizada. Para receber a vacina, a documentação necessária será crachá da UFCSPA ou documento com foto. Para bolsistas e terceirizados, é essencial documento com foto e CPF. A lista até o momento inclui 587 pessoas. O total ainda pode mudar em função de muitos servidores e alunos estarem atuando em serviços de saúde e já terem sido vacinados.
Na UFRGS, os docentes e técnicos-administrativos devem preencher formulário até esta quarta-feira (09). Os servidores que atuam em outros municípios também serão contemplados com a vacinação, desde que se desloquem até o campus central em Porto Alegre. Os funcionários terceirizados que prestam serviço na universidade igualmente serão imunizados.
A aplicação das vacinas no campus central da UFRGS está sendo planejada para ocorrer por meio de drive-thru, em frente à Faculdade de Educação (FACED), enquanto para servidores a pé haverá um posto no prédio atrás da Faculdade de Direito.