Coronavírus
|
9 de junho de 2021
|
19:35

Porto Alegre vacina cerca de 500 pessoas em situação de rua em uma semana

Por
Sul 21
[email protected]
Vacinação contra a covid-19 para a população em situação de rua no bairro Restinga. Foto: Divulgação SMS/PMPA
Vacinação contra a covid-19 para a população em situação de rua no bairro Restinga. Foto: Divulgação SMS/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre retomou nesta semana a vacinação da população em situação de rua em diferentes regiões da cidade. Desde 2 de junho, quando o atendimento teve início nas regiões Centro e Sul, até essa terça-feira (8), 545 pessoas desse público receberam a vacina, aplicada por equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta sexta-feira (11), às 16h, a ONG Banho Solidário estará na Escola Porto Alegre para oferecer banho quente a essa população.

São 20 locais de vacinação, dos quais 15 serviços de saúde: Escola Municipal Porto Alegre (EPA), Unidade de Saúde Tristeza, Unidade de Saúde Camaquã, Unidade de Saúde Navegantes, Clínica da Família IAPI, Unidade de Saúde Moab Caldas, Unidade de Saúde Cristal, Clínica da Família Campo da Tuca, pátio do Sanatório Partenon, Unidade de Saúde Ponta Grossa, Unidade de Saúde Jardim Leopoldina, Unidade de Saúde Assis Brasil, Unidade de Saúde Chácara da Fumaça, Unidade de Saúde Morro Santana, Unidade de Saúde Vila Jardim, Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Nossa Senhora da Glória, estacionamento da Paróquia Santa Clara, sede da Escola de Samba Estádio Maior da Restinga e Centro Vida.

As equipes de abordagem social da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) estão orientando quanto a horários e locais de vacinação. É necessário apresentar documento de identificação com foto ou cópia. Caso não tenha, pode informar o nome completo, pois as equipes de saúde pesquisam no sistema o número do CPF ou CNS. O Plano Municipal de Vacinação prevê o total de 3 mil doses para esse público.

A iniciativa da SMS conta com apoio da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e da indústria de alimentos Oderich, que doaram 3 mil unidades de álcool em gel para distribuição após a aplicação da vacina. A Associação Brasileira de Odontologia e a ONG Banho Solidário também doaram kits de saúde bucal e higiene.

A partir da próxima semana, a vacinação para essa população prossegue no Consultório na rua Centro, que fica no Centro de Saúde Santa Marta (rua Capitão Montanha, 27, térreo).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora