Coronavírus
|
13 de junho de 2021
|
21:37

Controle sanitário no aeroporto tenta impedir entrada de variantes do coronavírus em Porto Alegre

Por
Sul 21
[email protected]
Segundo a Fraport, nova cobrança visa
Segundo a Fraport, nova cobrança visa "melhorar os processos em benefício dos passageiros e usuários". Foto: Palácio Piratini

Mais de um ano depois do início da pandemia do coronavírus no Rio Grande do Sul, as primeiras ações mais rigorosas de controle sanitário no aeroporto de Porto Alegre começarão a partir das 14h desta segunda-feira (14), na área de desembarque doméstico (área de acesso restrito).

A intenção é promover a identificação e a testagem no aeroporto de pessoas sintomáticas ou assintomáticas que possam ter tido contato com novas variantes do coronavírus. O objetivo é tentar minimizar o risco de entrada das chamadas variantes de preocupação (VOC, na sigla em inglês), mutações mais perigosas do vírus.

A abordagem será feita em passageiros que desembarquem no Aeroporto Internacional Salgado Filho com origem do exterior, independente de escala prévia no Brasil, passageiros de viagens domésticas com origem no estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde já há confirmação da variante delta (indiana).

O controle está planejado para considerar o itinerário dos últimos 14 dias, triagem quanto à presença de sinais e sintomas e oferta de testagem, com o Teste Rápido de Antígeno. No caso de resultado positivo, será disponibilizada a possibilidade da coleta de teste de RT-PCR, conforme avaliação da equipe de controle sanitário, além de orientação de quarentena por 14 dias.

O controle sanitário está previsto para operar por 14 dias corridos. Após este período será avaliada a necessidade de ampliação do trabalho. A operação envolve a Prefeitura de Porto Alegre, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da Fraport Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e companhias aéreas.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora