Saúde
|
19 de setembro de 2022
|
10:28

Porto Alegre amplia aplicação da 4ª dose da vacina contra covid-19 para 26 anos

Por
Sul 21
[email protected]
Com baixa procura, Capital tem ampliado público diariamente.
Foto: Cristine Rochol/PMPA
Com baixa procura, Capital tem ampliado público diariamente. Foto: Cristine Rochol/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta segunda-feira (19) que a segunda dose de reforço (quarta dose) de vacinas contra a covid-19 passa a estar disponível para pessoas com 26 anos ou mais que receberam a terceira dose há mais de quatro meses. Este público poderá receber vacinas da Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, independente da aplicada anteriormente.

A quarta dose está disponível também para todas as pessoas com comorbidades com idades entre 18 e 25 anos vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses. Entre as comorbidades elegíveis estão diabetes mellitus, pneumopatias crônicas graves, hipertensão arterial (resistente, em estágio 3, ou estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo), doenças cardiovasculares, doenças neurológicas, doença renal crônica, indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea, pessoas vivendo com HIV, hemoglobinopatias, obesidade mórbida, Síndrome de Down e cirrose hepática (confira a lista completa e a documentação comprobatória aqui).

A vacinação para a população a partir de 12 anos está disponível em 35 locais: shoppings João Pessoa e Lindoia Shopping (até as 16h) e em 33 unidades de saúde – nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

A vacinação para crianças a partir de 5 anos poderá ser feita em 19 unidades de saúde, sendo nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza) e Lindoia Shopping (até as 16h). Haverá aplicação de primeira e segunda doses em todos os locais.

Já a vacinação de crianças de 3 e 4 anos com a primeira dose contra a covid-19 está suspensa temporariamente por falta de novas doses de Coronavac enviadas pelo Ministério da Saúde. As que já receberam a primeira vacina e estão aptas a fazer a segunda aplicação têm as doses garantidas em oito unidades de saúde, das 8h às 21h: Clínica da Família Álvaro Difini e unidades de saúde Tristeza, Navegantes, Ramos, Morro Santana, São Carlos, 1º de Maio e Santa Marta.


Leia também