Saúde
|
5 de agosto de 2022
|
17:56

Campanha de multivacinação para crianças e adolescentes começa segunda (8) na Capital

Por
Sul 21
[email protected]
Campanha de vacinação contra a gripe termina dia 31 de maio. Foto: Cristiane Rochol/PMPA
Campanha de vacinação contra a gripe termina dia 31 de maio. Foto: Cristiane Rochol/PMPA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre divulgou nesta sexta-feira (05) o início da campanha de multivacinação para crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos. A campanha terá início na segunda-feira (08) e objetiva atualizar a caderneta de vacinação do público não vacinado ou com esquema incompleto de doses do calendário oficial brasileiro por faixa etária. Além disso, também inicia a campanha contra poliomielite, com vacinas para crianças entre um ano e cinco anos incompletos. O Dia D de mobilização nacional está programado para 20 de agosto e a campanha segue até 09 de setembro.

Segundo a SMS, não há meta a ser atingida na campanha de multivacinação porque esta etapa existe somente para completar esquemas de doses. Para a gotinha extra da vacina contra a poliomielite, a estimativa é que 66 mil crianças precisam da dose, com a meta de atingir 95% do público-alvo. A Secretaria ainda expõe o risco do vírus da poliomielite voltar a circular no Brasil, considerando a baixa cobertura vacinal e a ocorrência de casos mundiais.

O acesso às vacinas acontece através do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, que deve ofertar ao maior número possível de pessoas possível para melhorar as coberturas vacinais no país, reduzindo a incidência das doenças imunopreveníveis, mantendo controladas, eliminadas ou erradicadas as doenças imunopreveníveis. Outro objetivo é melhorar a cobertura vacinal contra sarampo e febre amarela em áreas com risco de transmissão da doença.

As vacinas podem ser feitas de forma concomitante, incluindo a imunização contra Covid-19. A recomendação é de que a situação vacinal das crianças e adolescentes seja verificada pelos pais ou responsáveis em uma unidade de saúde. Toda a rede municipal participará da campanha de vacinação.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora