Saúde
|
23 de julho de 2022
|
12:40

Varíola dos macacos é emergência de saúde global, decreta OMS

Por
Sul 21
[email protected]
Foto: Science Photo Library
Foto: Science Photo Library

Neste sábado (23), a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou que a varíola dos macacos (monkeypox) agora é considerada como emergência de saúde global. Até o momento, já foram confirmados mais de 16 mil casos em 75 países.

Segundo afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em entrevista coletiva, a Europa é o local do mundo onde o risco da doença é mais alto. Já em outros países, o risco é relativamente moderado. O Brasil está entre os 10 países com maior número de casos, tendo, até o momento, 21, 592 casos confirmados pelo Ministério da Saúde.

Mesmo com risco relativamente moderado em alguns países e apesar da falta de consenso entre os membros do comitê de emergência da OMS,  Tedros concluiu que os riscos da varíola do macaco são reais e que uma ação a respeito da situação a nível global precisava ser tomada. Tedros afirmou que,  com as ferramentas disponíveis, será possível controlar o surto e parar a transmissão da doença.

O diretor-geral ressaltou que somente metade dos países com casos confirmados da doença já possuem acesso garantido a vacinas. Porém, a imunização não garante proteção instantânea contra a varíola dos macacos, conforme foi ressaltado pelo diretor de emergências da OMS, Mike Ryan.

*Com informações do G1 e do Uol


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora