Eleições 2022
|
4 de outubro de 2022
|
14:41

Ciro Gomes e PDT anunciam apoio a Lula no segundo turno

Por
Luís Gomes
[email protected]
Ciro Gomes publicou pronunciamento nas redes sociais | Foto: Reprodução
Ciro Gomes publicou pronunciamento nas redes sociais | Foto: Reprodução

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, anunciou oficialmente na tarde desta terça-feira (4) que o partido decidiu, por unanimidade, apoiar o ex-presidente Lula no segundo turno da disputa presidencial. Segundo Lupi, esta posição é corroborada por Ciro Gomes, candidato do partido que fez 3,5 milhões de votos no primeiro turno.

“Uma hora e meia de reunião com toda a Executiva Nacional do partido, mais os presidentes estaduais, os presidentes de movimentos, os deputados federais de mandato, senadores. E tomamos uma decisão unânime, sem nenhum voto contrário, a decisão de apoiar o mais próximo da gente, que é a candidatura do Lula”, afirmou Lupi.

Para os pedetistas, a derrota de Bolsonaro é a prioridade absoluta, uma vez que ele representaria o “atraso dos atraso do atraso” e é um “aspirante a ditador”, segundo disse na coletiva o presidente do partido.

Lupi destacou ainda que Ciro Gomes participou da reunião e que endossa a posição de apoiar Lula. “O Ciro não viajará, ficará aqui no Brasil e já declarou o apoio ao partido”, afirmou.

Logo na sequência, Ciro gravou um vídeo de dois minutos em suas redes sociais em que afirma acompanhar a posição do partido. “Acompanho a posição do meu partido, o PDT. Frente às circunstâncias, é a última saída. Lamento que a trilha democrática tenha se afunilado a tal ponto que resta aos brasileiros duas opções, a meu ver, insatisfatórias. Não acredito que a democracia esteja em risco nesse embate eleitoral, mas, sim, no seu absoluto fracasso em construir um ambiente de oportunidades que enfrente a mais massiva crise social e econômica, que humilha a maioria esmagadora do nosso povo”, disse.

Ciro garantiu que não aceitará e nem pleiteia qualquer cargo em um futuro governo. “Quero estar livre ao lado da sociedade, lutando por transformações profundas, como as que propusemos durante a nossa campanha”, disse.

 


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora