Política
|
28 de junho de 2024
|
11:11

Deputado apresenta projeto de treinamento de policias com foco em direitos humanos

Por
Sul 21
[email protected]
Projeto quer capacitar policiais para melhorar interlocução com alguns segmentos da sociedade. Foto: Acervo Grupo Arco Íris/Divulgação
Projeto quer capacitar policiais para melhorar interlocução com alguns segmentos da sociedade. Foto: Acervo Grupo Arco Íris/Divulgação

O deputado estadual Leonel Radde (PT) irá protocolar na Assembleia Legislativa, nesta sexta-feira (28), um projeto de lei que estabelece o Programa de Treinamento Contínuo para agentes da segurança pública, com foco em direitos humanos no Rio Grande do Sul.

O objetivo do projeto é capacitar e sensibilizar os servidores da segurança para melhorar a interlocução, especialmente com alguns segmentos da sociedade, como a comunidade LGBTQIA+, pessoas com deficiência, mulheres, crianças e idosos, grupos raciais e em vulnerabilidade social.

Radde é presidente da Frente Parlamentar pela Diversidade e a data escolhida para apresentar o projeto é alusiva ao Dia Internacional de Combate à LGBTFobia. Para o deputado, que é policial civil de profissão, o projeto vai auxiliar na redução de conflitos e pode servir de modelo para outros estados.

“Por experiência na atuação como policial, posso garantir que o programa, se bem aplicado, irá diminuir litígios e custos associados, além de aumentar a confiança da comunidade no trabalho das instituições de segurança pública”, afirma.

Conforme o projeto, a Política de Treinamento Contínuo do Trabalho Policial com Foco em Direitos Humanos será implementada e coordenada pelos órgãos estaduais responsáveis pela formação e treinamento das forças de segurança pública, em colaboração com organizações da sociedade civil e especialistas em direitos humanos.


Leia também