Política
|
9 de abril de 2024
|
16:31

Fortunati assume Escritório de Resiliência Climática em Canoas

Por
Sul 21
[email protected]
Fortunati se diz honrado com o convite para coordenar o Eclima. Foto: Fábio Radke/PMC
Fortunati se diz honrado com o convite para coordenar o Eclima. Foto: Fábio Radke/PMC

Em seu retorno à vida pública, o ex-prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, assumiu como secretário-chefe do Escritório de Resiliência Climática (Eclima) de Canoas. A função do Escritório é identificar riscos climáticos e pautar as estratégias do poder público em relação às vulnerabilidades quando há fenômenos adversos. A partir do diálogo com meteorologistas e especialistas, os servidores conseguem elaborar informações para comunicar e alertar, com antecedência, a previsão de chuvas fortes, ventos, raios e ocorrência de granizo e consequências de tempo severo em Canoas.

Leia também:
STJ reconduz Jairo Jorge à Prefeitura de Canoas

A nomeação é parte de uma nova escalação de servidores para chefiar as pastas da cidade, uma vez que o prefeito Jairo Jorge acaba de reassumir o posto após seu segundo afastamento no mandato. Fortunati foi prefeito de Porto Alegre de 2010 a 2016. A experiência política do agora secretário inclui os cargos de vereador, secretário municipal de Planejamento de Porto Alegre, secretário estadual da Educação, deputado estadual e federal.

“Eu me senti honrado com o convite para coordenar esta importante estrutura. Não vim aqui para inventar nada novo, mas para dar continuidade ao trabalho que o Eclima tem desenvolvido ao longo do último ano”, diz Fortunati. “Em primeiro lugar, eu quero desenvolver situações preventivas junto com os demais secretários e, sempre que houver alguma intempérie, colocar e coordenar um grupo de trabalho que envolva várias secretarias”, destaca. Ainda segundo Fortunati, as questões climáticas têm adquirido uma importância cada vez maior, principalmente diante dos recentes eventos extremos de clima.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora