Política
|
21 de junho de 2023
|
10:09

Quaest: Com alta entre bolsonaristas, aprovação de Lula sobe para 56%

Por
Sul 21
[email protected]
Presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva, (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
Presidente da Republica, Luiz Inácio Lula da Silva, (Foto: Ricardo Stuckert/PR)

A consultoria Quaest divulgou nesta quarta-feira (21) a nova rodada de sua pesquisa de avaliação do governo Lula, em que aponta que o percentual de brasileiros que aprova o desempenho do presidente subiu de 51% para 56% desde o mês de abril. O principal avanço da avaliação de Lula ocorreu entre eleitores de Bolsonaro, com 22% passando a aprovar o presidente. Em abril, a aprovação de Lula neste segmento era de 14%.

A pesquisa indica que o percentual de brasileiros que considera o governo como positivo oscilou de 36% para 37%, enquanto a avaliação regular subiu de 29% para 32%. Já a avaliação negativa oscilou para baixo, de 29% para 27%.

De acordo com Felipe Nunes, diretor da Quaest, o principal fator a impulsionar a avaliação de Lula foi a melhora na percepção da economia, uma vez que passou de 23% para 32% o percentual daqueles que concordam que a economia piorou nos últimos 12 meses e caiu de 34% para 26% quem considera que piorou.

Entre os 32% que acreditam em melhora na economia, 86% aprovam o governo Lula. Em abril, quando o segmento era menor, 69% diziam aprovar o governo.

A Quaest também aponta para aumento do otimismo da população com a economia, passando de 51% para 56%. Além disso, entre eleitores de Bolsonaro, 31% disseram acreditar na melhora daa economia. Em abril, eram 25%.

Segundo Nunes, o indicador que mais sinaliza o otimismo com a economia foi a queda no preço dos combustíveis, percepção apontada por 42% dos entrevistados.

Contratada pelo banco Genial Investimentos, a pesquisa Quaest foi realizada entre 15 e 18 de junho a partir 2.029 entrevistas presenciais domiciliares em 120 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro estimada é de 2.2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiabilidade.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora