Política
|
5 de agosto de 2022
|
14:26

Ciro Gomes anuncia nome de sua vice no último dia para definição de chapa

Advogada, professora, mestra em Administração, Ana Paula Matos iniciou sua trajetória na gestão municipal em 2013. E, há dois anos, foi eleita vice-prefeita de Salvador na chapa com Bruno Reis (DEM). Foto: Instagram/Reprodução
Advogada, professora, mestra em Administração, Ana Paula Matos iniciou sua trajetória na gestão municipal em 2013. E, há dois anos, foi eleita vice-prefeita de Salvador na chapa com Bruno Reis (DEM). Foto: Instagram/Reprodução

Da RBA

O PDT anunciou nesta sexta-feira (5) a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos, como candidata a vice na chapa de Ciro Gomes, que disputa a Presidência da República pelo partido nas eleições deste ano. Advogada, professora e mestra em Administração, Ana Paula iniciou sua trajetória na gestão municipal em 2013. Há dois anos, foi eleita vice-prefeita da capital baiana, em chapa com Bruno Reis (DEM).

O nome de Ana Paula foi anunciado durante reunião da executiva da legenda, na manhã desta sexta, na sede do PDT, em Brasília. A definição acontece também no último dia previsto para que os partidos políticos e federações partidárias realizem convenções e escolham seus candidatos para disputar o pleito, em outubro. O anúncio às vésperas do prazo final repete a mesma fórmula adotada em 2018 por Ciro Gomes. Naquele ano, o pedetista também anunciou uma mulher do próprio partido no último dia das convenções, a senadora Kátia Abreu, atualmente no PP.

Em terceiro lugar na disputa pelo Palácio do Planalto, segundo as pesquisas eleitorais, o ex-governador do Ceará já concorreu para o cargo em 1998, 2002 e 2018. E pela terceira vez concorrerá com uma chapa formada apenas por pessoas do mesmo partido. Antes de decidir pelo nome de Ana Paula, o pedetista tentou apoio de outros partidos, como União Brasil e PSD, para compor sua chapa, mas não obteve sucesso. A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (Rede) era vista como a “vice dos sonhos”, pela campanha de Ciro Gomes.

Pelo menos outros sete nomes foram sondados para a vaga até a última quarta (4), quando o pedetista confirmou à imprensa que não conseguiria formar uma coligação com outra sigla. A escolha pela vice-prefeita de Salvador era, contudo, defendida também por uma ala do partido por ela ser a única mulher negra cotada para a vaga, segundo informações do jornal O Globo. 

A avaliação dos correligionários de Ciro Gomes é que Ana Paula traria mais representatividade à chapa. Além de poder abrir um canal de diálogo com o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), confirmado candidato ao governo da Bahia e que vem se mantendo equidistante dos presidenciáveis. ACM Neto também foi um dos principais cabos eleitores do atual prefeito, na chapa formada com Ana Paula.

“Excelente! É mulher, negra, nordestina, guerreira e extremamente preparada”, destacou o deputado federal André Figueiredo, vice-presidente do PDT, sobre a escolha da vice-prefeita para chapa com Ciro Gomes.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora