Política
|
23 de junho de 2022
|
18:19

Datafolha: Lula tem 19 pontos de vantagem sobre Bolsonaro

Por
Sul 21
[email protected]
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

Nova pesquisa de intenção de votos do instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (23) pela Folha de São Paulo, aponta que o ex-presidente Lula (PT) tem uma vantagem de 19 pontos percentuais para o presidente Jair Bolsonaro (PL) na disputa pela presidência da República.

No cenário estimulado de primeiro turno, Lula lidera com 47% das intenções de voto, contra 28% de Bolsonaro, 8% de Ciro Gomes (PDT), 2% de André Janones (Avante), 1% de Simone Tebet (MDB), 1% de Pablo Marçal (PROS) e 1% de Vera Lúcia (PSTU). Brancos e nulos somam 7% e outros 4% disseram não saber. Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (DC), Luciano Bivar (UB) e General Santos Cruz (Podemos) não pontuaram.

Levando em conta apenas os votos válidos (descartando nulos, brancos e aqueles que dizem não saber), Lula tem 53% das intenções de voto, o que lhe garantiria a vitória em primeiro turno. Bolsonaro tem 32% e Ciro Gomes tem 10%.

A pesquisa foi realizada presencialmente entre os dias 22 e 23 de junho. Foram ouvidas 2.556 pessoas de 181 municípios do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para cima e para baixo.

Com relação ao levantamento anterior do Datafolha, realizado nos dias 25 e 26 de maio, a diferença oscilou dois pontos percentuais para baixo, uma vez que Lula aparecia com 48% e Bolsonaro com 27%. Ciro Gomes também oscilou positivamente, tinha 7%, e Simone Tebet oscilou negativamente, tinha 1%.

Já no cenário espontâneo, em que os entrevistados não são apresentados a uma lista fechada, Lula aparece com 37% e Bolsonaro tem 25%. O resultado aponta uma oscilação negativa de Lula, tinha 38% em maio, e um crescimento de Bolsonaro, que tinha 22%. Os eleitores que disseram ainda não saber em quem vão votar oscilaram de 29% para 27%. Ciro Gomes também é o terceiro colocado neste cenário, mas apenas com 3% das intenções de voto.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora