Política
|
7 de maio de 2022
|
13:46

Lula oficializa pré-candidatura com discurso marcado por necessidade de combate à fome

Por
Sul 21
[email protected]
Lula oficializou sua pré-candidatura à presidência | Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação
Lula oficializou sua pré-candidatura à presidência | Foto: Ricardo Stuckert/Divulgação

O ex-presidente Lula (PT) lançou oficialmente, neste sábado (7), em São Paulo, a sua pré-candidatura à presidência da República. O lançamento também marcou a consolidação do movimento “Vamos Juntos pelo Brasil”, que já conta com a participação dos partidos PSB, do pré-candidato a vice, Geraldo Alckmin, PCdoB, PV, Rede, Psol e Solidariedade. O evento começou às 10h, no Expo Center Norte.

O evento contou com uma série de falas, entre elas de Alckmin, que apareceu em vídeo em razão deter testado positivo para covid-19. O ex-governador paulista reafirmou a urgência de derrotar o bolsonarismo em outubro. “Lula é hoje a esperança que resta ao Brasil. Não é a primeira, nem a segunda, nem a terceira. É a única via da esperança para o Brasil”, disse. “Serei um parceiro leal, seriamente comprometido com seu propósito de fazer do Brasil um país socialmente mais justo, economicamente mais forte, ambientalmente mais responsável e internacionalmente mais respeitado. Temos uma grande luta pela frente, uma luta pela mudança, e o caminho é com Lula.”

Já o discurso de Lula foi marcado pela necessidade de o País voltar a combater à fome. “Em 2003, quando tomei posse como presidente da República, eu disse que se, ao final do meu mandato, todos os brasileiros tivessem pelo menos a possibilidade de tomar café da manhã, almoçar e jantar, eu teria cumprido a missão da minha vida. Travamos contra a fome a maior de todas as batalhas, e vencemos. Mas hoje sei que preciso cumprir novamente a mesma missão”, disse.

O ex-presidente pontuou que o Brasil é o terceiro maior produtor mundial de alimentos e o maior produtor de proteína animal do mundo. “Produzimos comida em quantidade mais do que suficiente para garantir alimentação de qualidade para todos. No entanto, a fome voltou ao nosso país. Não haverá soberania enquanto 116 milhões de brasileiros sofrerem algum tipo de insegurança alimentar. Enquanto 19 milhões de homens, mulheres e crianças forem dormir todas as noites com fome, sem saber se terão um pedaço de pão para comer no dia seguinte. Não haverá soberania enquanto dezenas de milhões de trabalhadores continuarem submetidos ao desemprego, à precarização e ao desalento”, afirmou.

Lula argumentou que a disparada da inflação e dos preços nos alimentos está relacionada às privatizações de refinarias e gasodutos, bem como à política de paridade do preço dos combustíveis com o mercado internacional praticada atualmente pela Petrobras.

“O resultado desse desmonte é que somos autossuficientes em petróleo, mas pagamos por uma das gasolinas mais caras do mundo, cotada em dólar, enquanto os brasileiros recebem os seus salários em real. O óleo diesel também não para de subir, sacrificando os caminhoneiros e fazendo disparar os preços dos alimentos. O botijão de gás chega a custar 150 reais, comprometendo o orçamento doméstico da maioria das famílias brasileiras”, disse.

 

Lula discursa durante o lançamento da pré-candidatura | Foto: Divulgação

Segundo Lula, a política da Petrobras passará por mudanças caso seja eleito. “Nós precisamos fazer com que a Petrobras volte a ser uma grande empresa nacional, uma das maiores do mundo. Colocá-la de novo a serviço do povo brasileiro e não dos grandes acionistas estrangeiros. Fazer outra vez do Pré-Sal o nosso passaporte para o futuro, financiando a saúde, a educação e a ciência”, afirmou.

Ele destacou ainda que a situação é agravada porque a renda familiar não tem acompanhado a inflação. “Neste primeiro trimestre de 2022, a renda familiar dos brasileiros desabou para o menor nível dos últimos dez anos. O resultado é que 77,7% das famílias estão endividadas. E o mais triste é que grande parte dessas famílias estão se endividando não para pagar a viagem de férias com os filhos, ou a reforma da casa própria, ou a compra de uma televisão ou de uma geladeira. Elas estão se endividando para comer. Ou seja: o Brasil voltou a um passado sombrio que havíamos superado”, disse.

Esta será a sexta vez que Lula concorrerá à presidência. Confira a íntegra do discurso.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora