Política
|
31 de março de 2022
|
11:57

Dória deve anunciar desistência da candidatura ao Planalto. Leite transmite cargo nesta quinta

Por
Sul 21
[email protected]
Eduardo Leite e João Dória (Foto: Gustavo Mansur/Divulgação)
Eduardo Leite e João Dória (Foto: Gustavo Mansur/Divulgação)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deve anunciar, nesta quinta-feira (31), a desistência da candidatura à presidência da República nas eleições de outubro deste ano. De acordo com a Folha de S.Paulo, o tucano avisou a seus aliados e colegas de partido que também irá anunciar a desfiliação do PSDB.

O anúncio da desistência deve ser feito em pronunciamento na tarde desta quinta-feira (31). Doria estava em pré-campanha desde que venceu as prévias do PSDB, em novembro do ano passado, contra o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Leite também renunciou ao cargo de governador, para o qual foi eleito em 2018, de olho no lugar de Doria para disputar a eleição presidencial pelo PSDB.

Apesar de ter vencido as prévias, a candidatura de Doria sofria resistências dentro do próprio partido, estimuladas pelo agora ex-governador do RS. A postura de Eduardo Leite, que insiste em ser candidato ao Palácio do Planalto, foi um dos fatores determinantes para minar a candidatura do governador de São Paulo. Dória disse a aliados próximos que se sentiu abandonado pelo próprio partido.

A saída de Leite do governo gaúcho deverá ser formalizada na tarde desta quinta-feira (31), quando o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior tomará posse como governador do Estado. Às 17h, Ranolfo será empossado pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa. Depois, às 18h30, no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite transmitirá o cargo ao vice-governador, após ter anunciado a renúncia na segunda-feira (28).


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora