Política
|
16 de dezembro de 2021
|
17:34

Datafolha indica vitória de Lula no primeiro turno em 2022

Por
Sul 21
[email protected]
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação

A nova pesquisa Datafolha para a corrida presidencial de 2022, divulgada nesta quinta-feira (16) no jornal Folha de São Paulo, aponta que o ex-presidente Lula tem ampla vantagem contra os demais presidenciáveis e que, se a eleição fosse hoje, ganharia em primeiro turno.

Em um primeiro cenário, Lula (PT) tem 48% das intenções de voto, contra 22% de Bolsonaro (PL), 9% de Sérgio Moro (Podemos), 7% de Ciro Gomes (PDT) e 4% de João Dória (PSDB). Neste cenário, 8% dos entrevistados disseram que irão votar nulo, em brancos ou em ninguém e 2% não souberam responder. Considerando apenas os votos válidos, Lula ganharia no primeiro turno, pois a soma de suas intenções de voto supera a dos demais candidatos (42%).

Já no segundo cenário, Lula tem 47%, Bolsonaro tem 21%, Moro e Ciro permanecem com os mesmos percentuais, Dória oscila para 3% e os demais candidatos aparecem entre 1% e 0%. São eles: Simone Tebet (MDB), Rodrigo Pacheco (PSD), Alessandro Vieira (Cidadania), Aldo Rebelo (sem partido) e Felipe d’Ávila (Novo).

O Datafolha indica ainda que, no cenário espontâneo (aquele que o eleitor não escolhe a partir de uma lista fechada), Lula tem 32% das intenções de voto, Bolsonaro 18% e Moro 2%. Neste cenário, 36% dos entrevistados dizem que ainda não sabem em quem votar.

A vitória de Lula em primeiro turno também é indicada na pesquisa mais recente do Ipec (antigo Ibope), divulgada na terça-feira (14). O Ipec apontou que Lula teria 49% das intenções de voto, contra 22% de Bolsonaro, 8% de Moro, 5% de Ciro Gomes e 3% de João Dória. Neste levantamento, Lula também teria mais votos que todos os adversários somados, uma vez que outros 9% ainda disseram votar branco ou nulo e 3% não souberam responder.

O Datafolha foi realizado presencialmente em 191 cidades do Brasil entre os dias 13 e 16 de dezembro. Foram ouvidas 3.666 pessoas. A margem de erro é de dois pontos para cima ou para baixo.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora