Política
|
8 de novembro de 2021
|
09:45

Fascismo ontem e hoje é tema de painel com Olívio Dutra e Lincoln Secco

Divulgação
Divulgação

“Fascismo ontem e hoje” é o tema de painel online que ocorre nesta segunda-feira (8), às 19h30, reunindo Lincoln Secco,  professor de história contemporânea na Universidade de São Paulo (USP), e Olívio Dutra, ex-prefeito de Porto Alegre (1989/1992), governador do RS (1999/2002) e ministro do Governo Lula.

O diálogo é o quinto debate promovido pelo Círculo do Partido Democrático (PD) da Itália em Porto Alegre e será apresentado pela idealizadora do ciclo, Cláudia Antonini. Participam como debatedores o presidente do PD no Brasil, Andrea Lanzi, e o presidente Círculo PD Porto Alegre, Fabio Vicenzi e o secretário-geral do PD Porto Alegre, Marcelo Sgarbossa. O objetivo é analisar o fenômeno em diferentes períodos e países e os paralelos com a atualidade.

A transmissão ao vivo será pelas páginas do PD Porto Alegre no youtube (bit.ly/pdPortoAlegre) e facebook (pdPortoAlegre) e pelas radiowebs  dirigidas à comunidade italiana da América Latina bellaciaowebradio.com e brasitaliawebradio.com

Entender para derrotar

 “O fascismo é uma técnica racional e oportunista de mobilização daquilo que há de irracional das massas num momento de crise na era do imperialismo”, resume o pesquisador.   Secco é coordenador do Grupo de Estudos de História e Economia Política (Gmarx-USP), que estuda o tema do fascismo e suas características no Brasil e no mundo. Tem publicado uma série de artigos sobre o bolsonarismo e seu caráter fascista. Coordenou o curso “Fascismo ontem e hoje – conhecer para derrotar”,  promovido pela Fundação Perseu Abramo, transformado em livro a ser lançado na próxima quarta-feira, 10, durante live com a ex-presidenta Dilma Rousseff, às 17h, no canal do youtube da Fundação.

Os painéis do ciclo do PD ocorreram na 2ª segunda-feira de cada mês desde julho, reunindo os professores Antônio Cattani, Fernando Sarti Ferreira, Francisco Marshall, Vera Peroni, Paula Valim de Lima, Rosa da Rosa Gomes e o livreiro Bolívar Almeida tratando de aspectos como o fascismo entre guerras, o caso italiano com Benito Mussolini, neofascismo e a retirada de direitos. Participaram dos debates também os integrantes do PD Porto Alegre, Fábio Vicenzi, Marcelo Sgarbossa e Stela Pastore.

Para Cláudia Antonini, o compromisso de todos que defendem a democracia é a vigilância às manifestações autoritárias que remetem a tristes períodos recentes da história em várias partes do mundo, manifestar-se e promover a defesa dos valores que sustentam o processo civilizatório”, convida a advogada e presidente da Associação dos Tradutores Públicos do RS, filiada ao PD.


Leia também
Compartilhe:  
Assine o sul21
Democracia, diversidade e direitos: invista na produção de reportagens especiais, fotos, vídeos e podcast.
Assine agora